Palmela de olhos postos na Diabetes

Munícipes do concelho com prevenção gratuita da doença  

A campanha “Desafio Gulbenkian – Não à Diabetes!” proporciona, gratuitamente, à população do concelho de Palmela um conjunto de ações de prevenção da diabetes do tipo 2. A iniciativa, de âmbito nacional, e dinamizada em Palmela na sequência da adesão do Município, em 2015, ao projeto da Fundação Calouste Gulbenkian, pretende evitar que 50 mil indivíduos com elevado risco – pré-diabéticos – desenvolvam a doença no prazo de 5 anos, através de uma mudança de comportamentos, nomeadamente no que se refere à alimentação e à prática de exercício físico.
168 pessoas por dia descobrem que tem diabetes 

É possível efetuar um cálculo de risco online. Para tal, basta aceder ao site do Serviço Nacional de Saúde. Após o registo, é necessário entrar em SIGA, Calculadora de Risco, e preencher um questionário sobre a diabetes tipo 2. 
Depois, os indivíduos identificados como potencialmente diabéticos ou pré-diabéticos serão encaminhados para os centros de saúde, onde serão desenvolvidos programas educativos para promover a adoção de estilos de vida saudáveis.
 Durante a ação, aberta a toda a população, são, também, criados gestores de prevenção em diabetes, através da formação em programas de intervenção comunitária na área, destinados a profissionais das autarquias e dos cuidados de saúde.
De acordo com o Relatório Anual do Observatório Nacional de Diabetes de 2016, foram detetados, em 2015, 168 novos casos de diabetes por dia em Portugal, mais vinte novos casos do que em 2014.
Mais informação na página oficial da campanha aqui.

Agência de Notícias com Câmara de Palmeia 
Leia outras notícias do dia em 

Comentários