Desenvolvimento económico e social em estudo em Almada

Revisão do PDM quer "reforçar a centralidade do concelho à escala metropolitana"

O Plano Diretor Municipal de Almada está em fase de revisão. Estão a ser trabalhadas estratégias ao nível do ordenamento que definem o desenvolvimento económico e social do concelho. O Modelo Territorial que está em cima da mesa tem por base projetar Almada como um bom lugar para viver. Nesta fase “está a ser avaliado o PDM em vigor e desenvolvidos estudos de caraterização em várias áreas”, sublinha a vereadora responsável pelo Planeamento e Administração do Território da Câmara de Almada. Trata-se de um trabalho de “grandes objetivos para o futuro desenvolvimento do concelho”, explica Amélia Pardal, vereadora responsável pelo Planeamento e Administração do Território da autarquia. 

PDM de Almada está em fase de revisão 

Projetar o futuro de “Almada como um bom lugar para viver”, está na base dos estudos que estão a ser desenvolvidos pela autarquia, em conjunto com instituições locais e acompanhamento do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, com vista à revisão do Plano Diretor Municipal do concelho.
Nesta fase “está a ser avaliado o PDM em vigor e desenvolvidos estudos de caraterização em várias áreas”, conta a vereadora responsável pelo Planeamento e Administração do Território da Câmara de Almada. 
Segundo Amélia Pardal estão a ser observadas questões ao nível ambiental, educação, cultura, economia e desportos, entre outras, que em conjunto com encontros de participação com vários setores, eleitos e população “vão definir um quadro de referência estratégica”.
Na definição dos Objetivos Estratégicos e Modelo Territorial, que foram apresentados em recente debate público, e estão abertos a propostas que podem ser enviadas para os serviços da Câmara de Almada, foram identificados cinco grandes áreas.
Almada Cidade Metropolitana, onde se pretende, diz a autarquia, "reforçar a centralidade do concelho à escala metropolitana". 
Almada Competitiva e Solidária. "Precisamos de reforçar a coesão económica em conjunto com a coesão social", refere o documento.  
Almada Ambiente Sustentável que "passa também pela qualificação da paisagem". Almada Território de Coesão, onde se pretende "ter um sistema equilibrado de ocupação e expansão" e Almada Terra de Cidadania, Conhecimento e Cultura para, explica a autarquia, "potenciar recursos formativos, educativos e culturais". 
Estas são as grandes linhas que a Câmra de Almada aponta para se atingir o objetivo global de “Almada um bom lugar para viver”. Isto num sentido lato de, não só habitar, mas também “crescer, estudar, trabalhar e ter todo o acompanhamento necessário na velhice”, avança a vereadora relativamente a um Modelo Territorial que “desenha as opções e intenções que irão orientar as políticas para o município e serem consideradas na revisão do PDM”. 
De acordo com a responsável pelo Planeamento e Administração do Território, a autarquia “vai continuar a auscultar as pessoas e vários setores, num trabalho que irá continuar mesmo depois das eleições autárquicas”, conclui Amélia Pardal. 

Comentários