Dá um Gosto ao ADN

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Voluntários limpam praias do concelho de Setúbal

Ação voluntária protege estuário do Sado do lixo dos mariscadores

Ações de sensibilização de mariscadores e de limpeza de praias, no Estuário do Sado, são dinamizadas entre os dias 23 e 28, pela Ocean Alive, no âmbito da campanha ambiental de voluntariado “Mariscar SEM Lixo!”. A iniciativa, com o apoio da Câmara de Setúbal, inclui, entre os dias 23 e 26, sempre durante o período da manhã, ações de sensibilização direta aos mariscadores do lingueirão que habitualmente se encontram na zona industrial da cidade. A Praia da Figueirinha recebe a 5 de Julho, entre as nove e as 13 horas uma ação de sensibilização, com recolha de beatas e outros lixos, no âmbito da campanha Bandeira Azul 2017.

Voluntários recolheram o ano passado toneladas de lixo das praias 

A ação, dinamizada por elementos da Ocean Alive e equipas de voluntários, tem como objetivo sensibilizar os mariscadores a não deixarem as embalagens de sal fino utilizadas para capturar o marisco nos areais e no rio.
Já no dia 28, igualmente com apoio voluntariado, a organização ambiental dinamiza uma ação de limpeza de areais do Estuário do Sado, concretamente na margem de Troia, entre a zona da marina e a área da Caldeira.
Os interessados em participar nas próximas ações da Ocean Alive podem inscrever-se através do endereço oceanalive.info@gmail.com. Mais informações estão disponíveis na página da organização, em www.ocean-alive.org.
No âmbito da campanha “Mariscar SEM Lixo!”, a decorrer desde 2016, foram já dinamizadas cerca de quatro dezenas de ações de caráter ambiental, tanto de sensibilização de mariscadores como de limpeza de praias.
A iniciativa, que contou até agora com a participação de 1271 voluntários, permitiu a remoção de mais de 22,5 toneladas de lixo e de 32 mil 556 embalagens de sal fino. Foram ainda abordados 1381 mariscadores.
O “Mariscar SEM Lixo!” tem como objetivo eliminar a contaminação do ecossistema das pradarias marinhas do Estuário do Sado pelo plástico introduzido pela comunidade piscatória e lúdica local.

Voluntários caçam beatas na Figueirinha
A Praia da Figueirinha recebe a 5 de Julho, entre as nove  e as 13 horas, uma ação de sensibilização, com recolha de beatas e outros lixos, no âmbito da campanha Bandeira Azul 2017.
A iniciativa de educação ambiental Caça às Beatas, organizada pela Câmara de Setúbal em parceria com a APLM – Associação Portuguesa para o Lixo Marinho, pretende sensibilizar os veraneantes para a importância de manterem a praia limpa.
Um grupo de voluntários procede à limpeza das beatas de cigarro no areal da Figueirinha, as quais serão enviadas depois para valorização.
A iniciativa, que não carece de inscrição, é aberta a todos os interessados, sendo que os sacos e as luvas para a recolha dos resíduos são fornecidos pela organização da atividade.
A convite da Associação Bandeira Azul da Europa, a Caça às Beatas integra a campanha global CleanSeas, promovida pela ONU Ambiente, com o objetivo de eliminar grandes fontes de lixo marinho até 2022.
Esta é a primeira ação de sensibilização ambiental a decorrer este ano na Praia da Figueirinha no âmbito da Bandeira Azul 2017.
O programa inclui ainda, a 19 de Julho, a ação de sensibilização para o lixo na praia “Não deixes nada para trás!”, igualmente numa parceria da autarquia com a Associação Portuguesa para o Lixo Marinho.

Agência de Notícias

0 comentários:

Enviar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010