Viagem pelos Blues já começou na Baixa da Banheira

BB Blues Fest 2017 trás à Baixa da Banheira grandes nomes nacionais e internacionais

O BB Blues Fest, este ano já está na sua sexta edição, regressa à Baixa da Banheira até domingo, e traz ao Fórum Cultural José Manuel Figueiredo e Parque José Afonso, grandes nomes nacionais e internacionais dos Blues, entre os quais se destacam Zac Harmon, Lazy Lester, The Black Mamba e Wax and Boogie. "O BB Blues Fest tem apostado sempre na qualidade do seu cartaz, apresentando os melhores nomes do blues português e internacional, numa simbiose perfeita que celebra as raízes deste género musical", explica a Câmara da Moita, uma das entidades responsáveis pela organização do festival. 
Wax and Boogie atuam esta noite no Forum Cultural 

O primeiro dia deste festival, esta quinta-feira à noite, teve como estrelas Budda Guedes e Nuno Andrade que inauguram as festividades no Café-Concerto do Fórum Cultural. Budda Guedes, além de produtor musical e engenheiro de som, é guitarrista de inúmeras bandas, entre as quais os Budda Power Blues, Monstro Mau ou Mundo Cão, e juntou-se a Nuno Andrade, guitarrista e vocalista da Nuno Andrade Blues Drive, para um espectáculo mais intimista, sem perder o poder do blues que une estes dois músicos.
Esta sexta-feira,  dia 23 de Junho, pelas 21h30, o auditório abre as suas portas para receber Wax and Boogie, que vêm de Barcelona, com a sua mistura de Blues e Boogie-woogie que já lhes valeram reconhecimento internacional.
Nos últimos anos, Wax & Boogie converteu-se num dos melhores e mais valorizados formatos do panorama do blues, do rhythm and blues e do boogie woogie. Ster Wax e David Giorcelli têm sabido captar como poucos o verdadeiro espírito da música tradicional afro-americana, para transformá-lo no seu próprio meio de expressão.O seu conhecimento da linguagem da música negra é amplo, rico e variado. Ster e David deslizam com serenidade e aprumo pelas correntes mais variadas do género.
Shuffle, boogie woogie, rock ‘n’ roll, swing ou jump formam parte do seu reportório habitual, sem esquecer os intensos e quentes slow down.
Mas este duo é apenas o primeiro nome do dia. Segue-se um dos mais conceituados nomes do Blues norte-americano, Lazy Lester. Com bem mais de 50 anos de carreira, Lazy Lester é um nome incontornável deste género musical. O seu talento na guitarra e na harmónica valeram-lhe um lugar no “panteão dos velhos mestres do Louisiana”, ao lado de nomes como Lightnin’ Hopkins ou Slim Harpo.

Os blues portugueses do The Black Mamba chegam sábado 
Sábado o palco principal é dos portugueses The Black Mamba 
No sábado, dia 24 de Junho, pelas 21h30, sobe ao palco, vindo também dos Estados Unidos, Zac Harmon, um músico que bebe fortemente dos Blues do Mississippi. Apesar de já contar com uma longa carreira como produtor e “músico de estúdio”, Zac Harmon só lançou o seu álbum em nome próprio, no ano de 2002. O palco do auditório do Fórum Cultural recebe, logo de seguida, uma das mais badaladas bandas nacionais​, a actuar neste registo, os The Black Mamba.
Para o último dia deste emblemático festival, dia 25 de Junho, pelas 15 horas, está reservado o Blues Pic-nic, no Parque José Afonso, junto ao Fórum Cultural.
A animação começa com o “one man band” Billy Lobster que nos mostra o seu gigantesco talento, em guitarra, bateria, harmónica e voz. Seguem-se os Black Dog Blues Band, uma banda da Madeira com uma vertente mais tradicional dos Blues norte americanos. De seguida, sobem ao palco os The Escape Committee, na melhor tradição do Blues Rock Britânico e, para terminar a tarde em grande, é a vez do holandês Jean Paul Rena, um veterano que já passou pela Baixa da Banheira e que já animou uma Blues Night, com a sua fantástica boa disposição.
"O BB Blues Fest tem apostado sempre na qualidade do seu cartaz, apresentando os melhores nomes do blues português e internacional, numa simbiose perfeita que celebra as raízes deste género musical", diz a Câmara da Moita. O festival é promovido pela Associação BB Blues Portugal, Câmara da Moita e União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira.

Comentários