Seixal avalia impacto ambiental da Siderurgia Nacional

Autarquia avança com estudo epidemiológico e ambiental em Paio Pires 

A Câmara do Seixal anunciou que vai implementar um conjunto de medidas para avaliar o impacto ambiental da actividade da Siderurgia Nacional no concelho, referindo que a laboração “tem causado desconforto”. “A laboração tem provocado desconforto ao nível da poluição e do ruído junto da população da localidade de Paio Pires", refere a autarquia em comunicado.
Siderurgia Nacional continua a preocupar comunidade de Paio Pires 

No documento, a autarquia do Seixal refere que vai realizar estudo epidemiológico e ambiental, por uma entidade universitária, para avaliar o impacto daquela actividade industrial nas populações de Aldeia de Paio Pires e no município do Seixal, que permita conhecer a qualidade do ar e o estado de saúde das populações.
A autarquia lembra que, no caso da poluição causada pela Siderurgia Nacional Seixal, "a responsabilidade, quer no âmbito do licenciamento da actividade, quer no âmbito da fiscalização das condições da respectiva exploração e seus impactos na saúde pública e no ambiente, cabe ao poder central, que pouco tem feito nesta matéria".
Vai também avançar com a medição do nível de ruído decorrente da actividade daquela unidade industrial e efectuar uma análise das partículas que se “depositam em edifícios e viaturas, para determinação da sua origem e natureza”.
Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal, afirmou que se sente “desrespeitado, pois foi concedida pelo governo, em Abril deste ano, uma licença ambiental pelo período de sete anos à SN Seixal, não tendo a autarquia sido consultada neste processo”.
O autarca explicou que após quatro anos de insistência junto dos governos, para que fossem tomadas medidas, e depois do governo atribuir nova licença ambiental, a Câmara do Seixal decidiu “tomar as medidas necessárias”.

Agência de Notícias com Câmara do Seixal 

Comentários