Voluntários vão reabilitar 200 espaços em Setúbal

O maior projeto de voluntariado do país arranca dia 19 de Maio 

A sétima edição do Setúbal Mais Bonita, o maior projeto de voluntariado desenvolvido em Portugal na área da requalificação urbana, realiza-se nos dias 19, 20 e 21 de Maio, com duas centenas de intervenções de beneficiação em todo o concelho. A campanha, promovida pela Câmara de Setúbal em parceria com as juntas de freguesia, com diversos apoios mecenáticos e patrocínios, envolve ações como pinturas de fachadas de habitações e de outros edifícios e estruturas do espaço público, reparação de mobiliário urbano, remodelação e criação de áreas verdes e limpezas. Este ano os voluntários irão estar em força nos bairros da Brejoeira, em Azeitão e no Parque de Vanicelos, uma das principais áreas verdes da cidade de Setúbal, com mais de 60 mil metros quadrados.

Voluntários deixam  Setúbal Mais Bonita no próximo fim de semana

Os voluntários participam em mais de duas centenas de ações de reabilitação do espaço público, em particular pinturas de fachadas de habitações e de outros edifícios e estruturas, reparação de mobiliário urbano, remodelação e criação de áreas verdes e limpezas.
A campanha, promovida pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com as juntas de freguesia, conta com diversos patrocínios, nomeadamente ao abrigo do mecenato, como é o caso da Barbot.
A empresa, a par de vestuário próprio, cede as tintas a preços especiais numa edição em que está previsto o consumo de cerca de oito mil litros nas diversas ações de embelezamento do espaço público.
A Carmona, outro dos parceiros habituais, concede apoio financeiro, enquanto a EDP disponibiliza equipamentos para a pintura em locais elevados. Os TST, a Deloitte e alguns jornais da cidade apoiam na divulgação.

Intervenções na Brejoeira, em Azeitão e no Parque de Vanicelos
Esta edição integra intervenções nas habitações sociais dos diversos bairros do concelho, com a requalificação de todas as existentes na Brejoeira, em Azeitão, a assumir uma das iniciativas de maior relevo. A Câmara Municipal de Setúbal dá as tintas a utilizar pelos voluntários e a Junta de Freguesia de Azeitão cede as janelas para substituir as atuais.
Outra ação de particular mediatismo é a recuperação geral do Parque de Vanicelos, uma das principais áreas verdes da cidade de Setúbal, com mais de 60 mil metros quadrados. Está programada a beneficiação de todo o edificado, como muros e muretes, uma casa de apoio e a base dos antigos lagos.
Estas são apenas algumas das mais de duzentas intervenções e realizar durante três dias, algumas delas propostas pelos próprios voluntários e por instituições, que decorrem nas cinco freguesias de Setúbal com o objetivo de envolver a população no esforço coletivo de embelezamento do concelho, no espírito de município participado.
A campanha inclui intervenções em três dezenas de estabelecimentos de ensino, asseguradas pela comunidade educativa, de jardins de infância a escolas secundárias, as quais, na grande maioria dos casos, decorrem no primeiro dia, 19 de Maio, com os dois dias seguintes, o fim de semana, a serem dedicados às beneficiações do espaço público.Para mais informações deve ser consultada a página oficial do projeto no facebook.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal

Comentários