Voluntários limpam toneladas de lixo entre Melides e Tróia

400 voluntários levaram 11 dias para "limpar" as praias de Grândola 

Mais de 14 toneladas de resíduos foram retiradas de 45 quilómetros de costa entre Melides e Tróia, no concelho de Grândola, percorridos durante 11 dias por voluntários que arregaçaram as mangas para limpar as praias alentejanas. Cerca de 400 pessoas participaram este ano na limpeza das praias da costa de Grândola, no litoral alentejano, segundo um comunicado enviado à agência Lusa pela associação Brigada do Mar, que promove iniciativa.
Voluntários limparam  as praias do concelho de Grândola 

Do lixo retirado no areal entre os dias 10 e 21 de Maio, a associação destacou o resultante de “diversas actividades piscatórias”, de veraneantes e também “embalagens de produtos provenientes dos quatro cantos do mundo”.
Embora estimando terem sido recolhidas “mais de 14 toneladas de resíduos” este ano, a Brigada do Mar considera que “o lixo continua a diminuir devido à regularidade” da acção de limpeza que promove desde 2009.
Entre as centenas de pessoas envolvidas na 9.ª edição da limpeza do areal entre Melides e Tróia estiveram voluntários oriundos de 12 países estrangeiros, anunciou ainda a associação, que indicou ter contado com participantes vindos da Rússia, Espanha, Bélgica, Suíça, Alemanha, Itália, Finlândia, Albânia, Polónia, Moldávia, Reino Unido e Taiwan.
A limpeza das praias do concelho de Grândola é promovida pela Brigada do Mar em parceria com o município e o Parque de Campismo da Galé. Conta com o envolvimento de “mais de 20 entidades nacionais e internacionais” e tem, desde 2014, o Alto Patrocínio da Presidência da República.

Agência de Notícias com Lusa

Comentários