Dá um Gosto ao ADN

terça-feira, 23 de maio de 2017

Voluntários deixaram Setúbal mais bonita

Seis mil voluntários em mega operação de requalificação urbana 

Mais de seis mil voluntários, de todas as idades, participaram entre os dias 19 e 21 na sétima edição do Setúbal Mais Bonita, projeto de requalificação urbana, que este ano desenvolveu mais de duzentas intervenções de beneficiação em todo o concelho. “Cada vez que fazemos o Setúbal Mais Bonita é um dia de festa, com milhares de pessoas na rua, dispostas a cuidar da sua cidade e a preservá-la”, salientou a presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira. “Cada vez estão a aderir mais pessoas, bem como as associações de moradores que temos vindo a constituir e o movimento associativo”.
Voluntários deram mais cor à cidade 

A cada ano da iniciativa há sempre algumas intervenções com especial destaque, pelo impacte que causam junto da população e pela dimensão. Este ano não foi exceção e o principal enfoque foi a recuperação geral do Parque de Vanicelos, um dos pulmões da cidade, que contemplou todo o edificado, a pintura de muros e muretes e a plantação de plantas e flores nas zonas envolventes.
Esta ação, desenvolvida no fim de semana, numa área superior a 60 mil metros quadrados, contou com a ajuda de mais de uma centena de voluntários.
“Se isto se repetisse em todo o país, as pessoas passavam a vida a participar na sociedade. É bom estar a brincar, a jogar, a ler um livro e ver tudo tratado e preservado. Ver os muros limpos e as casas limpas”, referiu a presidente da autarquia, enquanto participava numa ação de plantação de flores no parque, dia 20 de manhã.
Antes, a 19, a sétima edição do Setúbal Mais Bonita havia começado com o dia a ser dedicado a intervenções nas escolas, com ações em três dezenas de estabelecimentos de ensino, e a projetos de autor, como a iniciativa Veja Lá Bem Onde Pões Os Pés, dinamizada pela artista plástica Olinda Lima.
Este projeto devolveu à calçada da cidade mais de 120 pedras, com a particularidade de estarem pintadas com motivos alusivos a Setúbal e à sua história.
Há sete anos a embelezar o concelho, o Setúbal Mais Bonita passa pela realização de ações de beneficiação em diversos locais, como a pintura de fachadas e a recuperação de espaços e mobiliário públicos.
A particularidade da iniciativa é o facto de as intervenções serem executadas pelos munícipes, que se apresentam como voluntários, numa demonstração de total entrega a esta causa. Em muitos casos, são eles próprios que apresentam as sugestões de ações.
Maria do Carmo Tiago, advogada de profissão e voluntária de coração, foi, às nove da manhã de sábado, uma das primeiras a chegar à Brejoeira, em Azeitão, um dos locais do concelho onde se realizaram beneficiações nas habitações sociais.
“É um trabalho físico e há pessoas que não o fazem. Se fizermos todos um bocadinho, não custa”, refere, de rolo na mão, enquanto pinta um muro de branco.
Ao lado, entre sorrisos e muita comoção, Aida Vilela interrompe a conversa para agradecer o arranjo na casa onde mora há quarenta anos.
“O meu marido partiu há sete meses. Ele é que ia ficar feliz por ver a casa assim. Agora, sou eu que vou gozar isto com os meus filhos e netos. A partir de hoje, vou dormir melhor”, desabafa, com as mãos junto do peito.


Intervenção no Bairro da Brejoeira, em Azeitão
Autarca juntou-se aos voluntários para florir o concelho 
O bairro social da Brejoeira foi um dos locais de relevo desta edição do Setúbal Mais Bonita, com a autarquia a executar melhorias ao nível do isolamento e reparações nas estruturas a cerca de três dezenas de casas.
A Junta de Freguesia de Azeitão completou a obra com a substituição de 57 janelas com vidros duplos. Agora, meia centena de voluntários contribuiu com mão de obra nas pinturas das casas, cujas cores foram escolhidas pelos moradores.
Para a presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Celestina Neves, o mais importante destas intervenções é a melhoria da qualidade de vida dos moradores, uma vez que em causa não está “passar a ter casas mais bonitas, mas, sim, contribuir para ajudar esta população, composta maioritariamente por idosos e com dificuldades não só financeiras”.
A autarca salientou que a intervenção ajuda também a mexer com a autoestima das pessoas. “Vamos continuar empenhados neste projeto. A seguir, vamos colocar um espaço destinado ao lazer de crianças e jovens”.
Ainda em Azeitão, a campanha promovida pela Câmara  de Setúbal em parceria com as juntas de freguesia, contemplou ações como a pintura da fachada do Grupo Musical e Desportivo União e Progresso, de Vendas de Azeitão.
Também o Pavilhão da Juventude Azeitonense, em Vila Nogueira, ganhou novas cores, depois das pinturas de interior e das melhorias nos balneários. Algo que, segundo Bruno Gomes, da comissão administrativa da Juventude Azeitonense, “era muito necessário”, uma vez que há dez anos que não eram feitas obras no espaço.
“Com os materiais dados, principalmente, as tintas, possivelmente vamos conseguir fazer outras intervenções nos próximos dias”, indicou.

Voluntários percorreram o concelho todo 
Nem as casas particulares deixaram de ser requalificadas 

Nesta edição do Setúbal Mais Bonita, o consumo de tintas para pintura de fachadas de edifícios e de embelezamento do espaço público foi superior a oito mil litros.
No território da União das Freguesias de Setúbal, além da intervenção desenvolvida no Parque de Vanicelos e de muitas outras, a Praça do Brasil foi alindada, com a pintura das floreiras existentes e a recuperação dos bancos.
Em São Sebastião também houve diversas beneficiações. O Centro Comunitário de S. Sebastião ganhou novas cores, estando agora pintado de salmão. Na mesma zona, localizada no Bairro de S. Domingos, houve melhoramentos ao nível dos muros, agora coloridos de azul com motivos de peixes, desenhados e pintados com o envolvimento de crianças.
A zona da Bela Vista é a prova real de que cada edição do Setúbal Mais Bonita é uma festa. Ao nível dos bairros sociais, só na Alameda das Palmeiras o projeto municipal contemplou intervenções em 26 prédios.
É ao som de funaná que Dário Moreira, 21 anos, ganha o ritmo para as pinturas dos espaços comuns do prédio com o número 11. “Tomei a iniciativa porque quero dar outro aspeto ao meu bairro. Temos os materiais e a tinta. Temos ajudas. Agora, fazemos o que podemos”.
No número 13 da Alameda das Palmeiras, os 84 anos de Júlio Martins não o impediram de contribuir para a melhoria do espaço. Já sentado, orgulhoso, revela que pintou “as escadinhas”, enquanto José Veiga, há dois anos a morar no bairro, acredita que “a mudança vem devagarinho, mas muita coisa já está melhor e as pessoas também”.
No Forte da Bela Vista foram as crianças a ter o protagonismo na transformação com a pintura, em várias cores, do muro do anfiteatro do pátio 10 e do muro da escultura da Avenida Belo Horizonte.
Por todo o território da Bela Vista, ao longo dos três dias do Setúbal Mais Bonita, as intervenções foram sendo desenvolvidas ao nível da pintura de galerias, de zonas comuns e de escadas e muretes.
O calor do fim de semana não assustou os mais de seis mil voluntários que tornaram possível esta sétima edição do Setúbal Mais Bonita. A freguesia do Sado não foi exceção e muitas pessoas juntaram-se às oito da manhã de sábado para requalificar e pintar um talude da Rua Quinta do Meio, em Praias do Sado, a que se seguiu a pintura de mais de uma dezena de habitações da Rua Alves Redol, no Faralhão.
A amizade, sentimento que dá o nome ao bairro da Quinta da Amizade, em Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra, foi o que saltou à vista durante o fim de semana de intervenções nesta freguesia.
Vera Passarinho e José Colaço são vizinhos e foi em prol do gosto que sentem pelo local onde habitam que arregaçaram as mangas como voluntários na requalificação de escadarias e de uma pérgula.
“Tenho crianças. Foi uma experiência e um exemplo para elas. A parte rica da questão é que acabamos por conhecer vizinhos com quem até então ainda não tínhamos falado e agora os miúdos já estão na casa uns dos outros a brincar”, acentua Vera Passarinho.
José Colaço conta que a experiência não se fica por aqui. “Já combinámos terminar durante a semana aquilo que não conseguirmos fazer até domingo”, refere, salientando que muita desta união entre vizinhos surgiu da formação recente da associação de moradores, por sugestão da Câmara Municipal.
“Têm uma grande dinâmica e é graças à constituição da comissão de moradores que conseguimos executar estas intervenções. Estamos satisfeitos com o nosso envolvimento nesta grande iniciativa”, afirma o presidente da Junta de Freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra, José Belchior.

Uma presidente de Câmara orgulhosa 
A iniciativa Setúbal Mais Bonita, promovida pela Câmara de Setúbal em parceria com as juntas de freguesia, é a maior campanha de participação cidadã que se realiza em Portugal na área da requalificação urbana.
“Era bom que todos seguissem este exemplo. Não tem a ver com sermos os únicos, nem com termos de ser imitados. Nós também aprendemos com as coisas bem-feitas dos outros. Temos um projeto para isso”, assinala a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, referindo-se à iniciativa Setúbal Fora de Portas.
A autarca salienta que eventos como o Setúbal Mais Bonita contribuem não só para uma melhor cidade, mas, acima de tudo, para proporcionar mais bem-estar às pessoas, numa campanha em que elas se assumem como protagonistas.
Algumas das intervenções do Setúbal Mais Bonita resultam de propostas apresentadas pelos próprios voluntários e por instituições, que decorrem nas cinco freguesias de concelho, com o intuito geral de envolver a população no esforço coletivo de embelezamento do concelho, no espírito de município participado.
A campanha, promovida pela Câmara Municipal em parceria com as juntas de freguesia, contou neste edição, como é usual, com diversos patrocínios, nomeadamente ao abrigo do mecenato, com a Barbot a disponibilizar as tintas a preços especiais.
A Carmona, a Águas do Sado e a Refrige concederam apoios financeiros, enquanto a EDP disponibilizou equipamentos para a pintura em locais elevados. Já o Pingo Doce e o Jumbo Setúbal contribuíram com lanches, enquanto os TST, a Deloitte e os jornais Setubalense, Setúbal Mais e SemMais Jornal apoiaram na divulgação.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal

0 comentários:

Enviar um comentário

Festas Pinhal Novo 2016 - 9 Junho

Festas Pinhal Novo 2016 - 8 Junho

Festas Pinhal Novo 2016 - 7 Junho

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010