Sines cria Confraria do Melhor Peixe do Mundo

Confrades querem a promoção da sustentabilidade dos recursos pesqueiros e do pescado

A promoção da sustentabilidade dos recursos pesqueiros e do pescado são objectivos da recém-criada Nobre Confraria Gastronómica do Melhor Peixe do Mundo, em Sines, que junta 80 confrades, entre pescadores, consumidores, universidades, associações, entidades de turismo e empresas. Tiveram a ideia à volta da mesa, como convém, e a nova confraria já nasceu. Para já são 80 confrades das mais diversas proveniências profissionais. O primeiro acto oficial da Nobre Confraria Gastronómica do Melhor Peixe do Mundo, que formalizou a sua constituição no inicio do mês, decorreu simbolicamente em Sines, por ter sido o local onde nasceu a ideia de a criar.
Nasceu a Confraria do Melhor Peixe do mundo em Sines 

A Confraria do Peixe, como também é designada, pretende “contribuir proactivamente” para a preservação, divulgação e inovação na utilização do pescado em Portugal e também promover a “nobre arte piscatória”, segundo explicou hoje à agência Lusa o Grão-Mestre António Matos Cristóvão, que preside também à Fundação para a Investigação e Inovação Tecnológica.
Destacando a “qualidade do peixe e do marisco de Portugal”, António Matos Cristóvão defendeu a necessidade de ser promovida a sustentabilidade dos recursos pesqueiros, assumida como a “primeira prioridade” da Confraria do Peixe, que pretende ter “um papel proactivo” enquanto plataforma transversal ao sector.
“Os nossos confrades têm todo o interesse, nas várias vertentes e nos vários sectores, em termos um papel proactivo”, disse, destacando que a confraria, que conta com mais de 80 confrades, funciona como “um fórum” que quer ter “o maior número [possível] de agentes ligados ao peixe e ao mar”, em diversas áreas, desde a pesca, ao turismo e à investigação.
Além da Fundação para a Investigação e Inovação Tecnológica, são também fundadores da Confraria do Peixe o município de Sines, a Associação Portuguesa de Aquacultura, o Turismo de Portugal, a Secretaria de Estado das Pescas, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, departamentos de investigação de universidades, entre outras instituições, associações e empresas do sector.
O primeiro acto oficial da Nobre Confraria Gastronómica do Melhor Peixe do Mundo, que formalizou a sua constituição no último domingo, decorreu simbolicamente em Sines, por ter sido o local onde nasceu a ideia de a criar.
“É simbólico, porque a confraria surgiu de uma tertúlia de consumidores em Sines, num restaurante junto ao porto de Sines”, disse, fazendo questão de esclarecer que a confraria tem um âmbito nacional.

Agência de Notícias com Lusa 

Comentários