Setúbal aprovou plano de acesso às praias da Arrábida

Volta o sentido único para acesso às praias a partir de 10 de Junho

O plano de circulação rodoviária de acesso às praias da Arrábida na época balnear foi aprovado, em reunião pública da Câmara de Setúbal. As medidas contemplam a circulação em sentido único na EN 379-1, entre o túnel da Figueirinha e o acesso ao parque de estacionamento do Creiro, no sentido nascente poente, das nove às 20 horas, exceto para viaturas de emergência, veículos de duas rodas e devidamente autorizados. De 10 a 30 de Junho, esta limitação é aplicada apenas aos fins de semana, sendo que de 1 de Julho a 17 de Setembro vigora todos os dias, ininterruptamente. Nestes períodos, as operações de cargas e descargas são autorizadas apenas entre as oito da noite e as nove da manhã. Estas restrições são destinadas, explica a autarquia sadina, "a garantir fluidez de trânsito e segurança". 
Acessos às praias da Arrábida entram em vigor a 10 de Junho 

Outra medida imposta nos mesmos períodos e horários é a proibição de circulação na EN 379-1 a viaturas com mais de 3500 Kg e autocaravanas, entre o túnel da Figueirinha e a zona de viragem para o parque de estacionamento do Creiro, no sentido nascente/poente.
O plano prevê ainda a proibição do trânsito automóvel do Edifício dos Pilotos até ao Portinho da Arrábida entre 1 de Julho a 31 de Agosto, das nove às 19 horas, limitação que não se aplica a moradores, comerciantes, veículos emergência ou de duas rodas e viaturas devidamente autorizadas ou outras para tomada e largada de passageiros com necessidades especiais.
A proposta estabelece a emissão de um cartão de circulação autorizada, para comerciantes e concessionários, moradores e clientes do turismo de habitação. No período em que vigoram as restrições de acesso do Portinho da Arrábida, as operações de cargas e descargas só podem realizar-se entre as 19 horas e as nove da manhã.
A Câmara  de Setúbal, apesar de não ter competência própria de regulação do trânsito e de manutenção das condições de segurança na circulação de uma estrada nacional classificada, tomou a iniciativa de envolver um conjunto de entidades no sentido de “minimizar os riscos associados, especialmente na época balnear”.
Assim, o plano de circulação para as praias da Arrábida foi elaborado após reunião, realizada a 10 de Maio, entre Câmara Municipal de Setúbal, Infraestruturas de Portugal, GNR, PSP, Polícia Marítima, Proteção Civil, Bombeiros, Agência Portuguesa do Ambiente, Parque Natural da Arrábida, TST, Secil e uniões das freguesias de Setúbal e Azeitão.
O objetivo da envolvência destas entidades é "unir esforços na criação das melhores condições possíveis de circulação e segurança a todos os utilizadores das praias do concelho de Setúbal, localizadas ao longo da EN 379-1, na costa da Arrábida.", explica a autarquia sadina.
A empresa Transportes Sul Tejo  assegura um transporte público a partir do parque de estacionamento da Secil até à praia da Figueirinha e vice-versa, com frequência vinte minutos, entre as nove e as 20 horas.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal

Comentários