Santiago do Cacém no topo mundial da produção de tomate

Autarcas visitaram freguesia de Alvalade 

A força da agricultura - em particular os impressionantes registos na produção de tomate -, a par das importantes respostas sociais e dos investimentos nos recintos desportivos, com destaque para o relvado sintético no Campo Municipal, foram as áreas em maior destaque da visita a Alvalade, naquela que foi a 4.ª etapa da Presidência nas Freguesias, no concelho de Santiago do Cacém. Em jeito de balanço final, Álvaro Beijinha olha para Alvalade como “uma freguesia que tem uma matriz agrícola muito vincada, mas que tem também outras valências muito importantes para o bem-estar de quem lá vive”, sublinha o presidente da Câmara de Santiago do Cacém.

Autarcas de Santiago do Cacém visitaram explorações agrícolas 


“A visita foi extremamente positiva. Nada melhor do que ir ao terreno e lidar diretamente com as pessoas e com a realidade local”, destaca Álvaro Beijinha, no balanço da visita a Alvalade, que “é a freguesia que está mais longe da sede do concelho, em Santiago do Cacém. Uma freguesia muito marcada pela agricultura e pelo desenvolvimento rural, onde o tomate tem uma expressão muito grande. Já há décadas que assim é, pois ali funcionou a 2.ª maior fábrica de tomate da Europa”, sublinha o autarca.
Hoje, a freguesia conta com uma cooperativa de produtores de tomate – a Alensado – que completou 20 anos já em 2017, que tem “um dos maiores índices de produção de tomate a nível mundial, com um conjunto de investimentos muito significativos que têm sido feitos nos últimos anos, inclusive com estufas, que são um caso único em Portugal, pois têm a sua própria produção e não dependem de ninguém”, reforça o presidente da Câmara de Santiago do Cacém.
A notável cobertura a nível social foi outra das áreas em evidência da visita. Álvaro Beijinha destaca “o Lar de Idosos com 60 camas, uma estrutura nova, com dois anos; e o Centro de Dia com capacidade para mais de cem pessoas, também um equipamento relativamente novo, com pouco mais de dez anos, para além de ter também a creche e o jardim de infância. Isso faz com que a freguesia de Alvalade, a esse nível, tenha respostas muito significativas”, conta o autarca. 

Grande aposta no desporto 
Alguns dos investimentos feitos recentemente merecem, também, destaque por parte de Álvaro Beijinha. A ETAR de Alvalade, que Álvaro Beijinha classifica como “um grande investimento”, a par dos equipamentos desportivos, merecem alusão especial. Neste último domínio, nota de realce para “as obras executadas pelo F. C. Alvaladense no polidesportivo, que estão praticamente concluídas e que contaram com o apoio da Câmara”, a par dos investimentos no Campo Municipal, “com a iluminação e, mais recentemente, a implementação do campo sintético, que já começou a ser executado e cujo protocolo foi inclusive assinado durante esta Presidência nas Freguesias. Será uma melhoria muito significativa para os quase cem miúdos que ali jogam e treinam. Fazia muita falta!”, diz o autarca. 
O município vai passar a dispor de cinco campos relvados – três sintéticos e dois naturais – e Álvaro Beijinha assegura que “em municípios com características como o nosso, não haverá muitos com uma rede tão vasta de equipamentos desportivos, neste caso ao nível do futebol”, alargando ainda esta análise aos pavilhões desportivos, também em número significativo.

Autarcas visitaram comércio local e empresas agrícolas 
“Foram três dias intensos, também com visita àquelas que serão as novas instalações do Museu de Arqueologia, o quarto museu que a Câmara de Santiago do Cacém. passará a dispor. As obras vão iniciar-se muito em breve”. 
Destaque ainda para as visitas “ao comércio local e também a algumas empresas agrícolas, nomeadamente à Valouro, que tem uma grande expressão em Alvalade e na região, com o maior aviário da Península Ibérica”. Entre outros locais e instituições, a comitiva – que como habitualmente contou com o executivo da Câmara e da Junta, bem como com técnicos da Câmara Municipal – visitou ainda o Agrupamento de Escolas Professor Arménio Lança, o Centro de Atividades da Associação Cultural Amigos de Alvalade, os Bombeiros Voluntários, a GNR, e percorreu várias ruas de Alvalade e da Mimosa, tendo também reunido com as Associações de Pais e com o movimento associativo.

Agência de Notícias com Câmara de Santiago do Cacém 

Comentários