Santiago do Cacém em festa de 25 a 28 de Maio

Santiagro espera afluência de pelo menos 40 mil pessoas 

Cerca de 40 mil pessoas são esperadas na Feira da Agropecuária e do Cavalo de Santiago do Cacém, que decorre entre os dias 25 e 28 deste mês, com concertos de Mickael Carreira, Virgul, Dengaz e Matias Damásio. “No ano passado, nos quatro dias de feira, tivemos 40 e tal mil pessoas, esperamos atingir pelo menos esse número”, disse Álvaro Beijinha, presidente da Câmara  de Santiago do Cacém, durante a apresentação da 30.ª edição da Santiagro, como é conhecida. A feira tem orçamento de 200 mil euros e já tem lotação esgotada com a participação de 205 expositores.
Feira de Santiago do Cacém é das mais importantes do Alentejo

Para celebrar as 30 edições da feira em Santiago do Cacém, o autarca adiantou que vai estar patente na Santiagro uma exposição fotográfica sobre a evolução do certame desde os primeiros anos, além dos habituais expositores de várias áreas de negócio, especialmente ligados à agropecuária.
Com a promoção da Santiagro, que conta com um orçamento de 200 mil euros, o município pretende “ter um certame que possa ser uma mostra das actividades em torno da agricultura do Alentejo Litoral, que seja um ponto de encontro para fazer contactos de negócio”, destacou o autarca, indicando que a feira está lotada, com 205 expositores.
Além de promover a agricultura do concelho, que conta com produtores nas áreas do arroz e do tomate, lembrou Álvaro Beijinha, o certame contribui também para o sector turístico, especialmente para a restauração e hotelaria. “Isto é um contributo que damos nesta área [agrícola], mas também uma forma de atrair pessoas ao concelho. Durante a feira, a restauração e os hotéis estão cheios”, assegurou o autarca,

Programação para todos os gostos 

No Parque de Feiras e Exposições de Santiago do Cacém, onde decorre o certame, aberto entre as 10 e as quatro da madrugada nos dias 25 e 26 de Maio, e entre as 11 e as cinco da madrugada, nos dias 27 e 28, há um espaço de actividades para crianças, um picadeiro, pavilhões de exposição de animais, uma tenda multiusos onde decorrem “workshops” e ainda um pavilhão coberto de exposições.
Passeios de carroça e de burro, demonstração de equídeos, ordenha de cabras e de vacas, baptismos equestres, garraiadas, uma gincana a cavalo, demonstração da arte de cocaria, “workshops” de culinária, provas de cerveja artesanal, mostras de produtos locais e regionais e actividades desportivas estão previstas para os quatro dias de feira.
A par da programação para o público em geral, há ainda colóquios programados no auditório Municipal António Chainho, junto ao certame, um promovido pelo Centro de Inseminação Artificial do Litoral Alentejano e outro pela Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano.
As noites terminam em festa, com espectáculos musicais de Mickael Carreira (dia 25), Virgul (26), Dengaz (27) e Matias Damásio na noite de encerramento. Há ainda música pela noite dentro com DJ e, durante o dia, animação com grupos corais do concelho.

Agência de Notícias com Lusa 

Comentários