Rastreios promovem coração saudável em Setúbal

Passe pela Avenida Luísa Todi para cuidar do seu coração 

Uma atividade de rastreios cardiovasculares com a componente de informação e educação para a saúde é proporcionada gratuitamente à população até dia 12, na iniciativa “7 Dias do Coração”, a decorrer desde quarta-feira, na Avenida Luísa Todi, em Setúbal. Nesta iniciativa, os profissionais de saúde procuram identificar, através de um conjunto de rastreios gratuitos, a efetuar entre as 10 e as 17 horas, vários fatores de risco. Neste circuito de saúde, que leva cerca de meia hora a percorrer, são efetuados nove rastreios, que vão da tensão arterial à diabetes, passando pelo registo de eletrocardiograma e rastreio cardiovascular, colesterol, hipocoagulação, doença coronária e insuficiência cardíaca. 

Cerca de 500 pessoas por dia fazem os rastreios  

O relógio ainda não marcava as dez da manhã e as cores do céu ameaçavam queda de chuva e, mesmo assim, eram já muitas as pessoas que esperavam, em pé, a sua vez para avaliar a saúde cardiovascular, ao lado da placa que anuncia “Avaliação Global. Educação para a saúde e rastreio de risco cardiovascular”, colocada na placa central da Avenida Luísa Todi.
“Não tenho problemas de coração. A minha alimentação é boa e faço ginástica. Cuido-me, mas preocupo-me muito”, atira Miquelina Batista, 68 anos, a última da fila.
Já Maria Santos, 85 anos, voluntária do serviço de cardiologia do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, assume o gosto em participar neste tipo de iniciativas.
“Tenho medo e pavor do AVC. Vou fazer tudo o que puder fazer aqui. É gratuito, não esperamos muito tempo e temos logo os resultados. Se fosse no hospital, não era assim”, refere.
A iniciativa “7 Dias do Coração”, a decorrer entre os dias 10 e 12, visa sensibilizar a população para modos de vida saudável, como o exercício físico, uma nutrição mais adequada e, acima de tudo, identificar possíveis grupos de risco.
“É importante sairmos dos hospitais e virmos para a comunidade. A ideia é percebermos o estado de saúde da população e também retirar informações que possamos usar em trabalhos científicos”, adianta o médico Rui Caria, diretor do Serviço de Cardiologia do Hospital São Bernardo.

Nove rastreios num percurso de meia hora 
Nesta iniciativa, os profissionais de saúde procuram identificar, através de um conjunto de rastreios gratuitos, a efetuar entre as 10 e as 17 horas, vários fatores de risco.
“Cada pessoa faz um registo no início do processo e ao longo do percurso são introduzidos os resultados numa base de dados. No último stand temos a informação geral, avaliamos o grau de risco e as medidas necessárias”, explica Rui Caria.
Neste circuito de saúde, que leva cerca de meia hora a percorrer, são efetuados nove rastreios, que vão da tensão arterial à diabetes, passando pelo registo de eletrocardiograma e rastreio cardiovascular, colesterol, hipocoagulação, doença coronária e insuficiência cardíaca.
A informação e educação para a saúde também está em destaque com a abordagem de questões que envolvem o exercício físico, a nutrição e a obesidade.
“Mais importante do que as pessoas virem aqui é ficaram alerta dos riscos. É terem a ideia de que isto é tão importante que o serviço de cardiologia até sai do hospital e vem para a rua”, frisa Rui Caria.
A iniciativa “7 Dias do Coração”, organizada pela Liga dos Amigos do Serviço de Cardiologia do Hospital de São Bernardo, com a colaboração da Câmara Municipal de Setúbal, da Sociedade Portuguesa de Cardiologia e da Faculdade de Motricidade Humana, conta já com sete edições.

Organização espera 500 pessoas por dia 
População tem nove rastreios à disposição até dia 12 
Segundo os dados de participação neste tipo de rastreios, só no ano passado, durante a mesma iniciativa na Avenida Luísa Todi, fizeram o rastreio entre 300 a 500 pessoas, por dia.
“O público-alvo já varia. Antes, percebíamos que era mais a população idosa quem participava e agora temos vindo a perceber que a população ativa começa a estar mais alerta”, revela o cardiologista Rui Caria.
Juntamente com a ação aberta à comunidade, o evento de prevenção das doenças do coração incluiu uma caminhada solidária e rastreios aos funcionários do Hospital de São Bernardo, ações já realizadas, e rastreios aos colaboradores da Câmara de Setúbal, dia 17, e do Hospital Ortopédico Sant’lago do Outão, a 24 de Maio.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários