Passeio junta centenas de bicicletas antigas em Setúbal

Pasteleiras invadiram centro da cidade no dia da mãe  

Mais de uma centena de pessoas de várias gerações com exemplares de bicicletas antigas reuniram-se em Setúbal, num convívio dos apaixonados das duas rodas, que incluiu um passeio nostálgico pela beira-rio e zona histórica da cidade. O Parque Urbano de Albarquel foi o ponto de encontro para o VII Encontro de Bicicletas Antigas da Cidade de Setúbal. A iniciativa, organizada pelos Amigos das Pasteleiras, com o apoio da Câmara Municipal, da União das Freguesias de Setúbal e da Associação de Ciclismo de Setúbal, contou com a presença da presidente da autarquia, Maria das Dores Meira.

Centenas de bicicletas antigas desfilaram em Setúbal 

“É um encontro de gerações. O participante mais novo tem 5 anos, é uma menina, e, os mais velhos, mais de 70. Eles e as bicicletas deles”, adiantou Joaquim Semedo, da organização do evento. 
Passavam poucos minutos das dez da manhã e já eram muitas as relíquias que se viam a percorrer o passeio junto do Sado. Alguns dos participantes fizeram mesmo questão de se vestir a rigor, com fatos de camponeses e camponesas, associados à época de glória das “velhinhas”, assim denominadas as bicicletas antigas.
Lado a lado, novos e velhos, cada um mostrava com satisfação o seu exemplar de duas rodas, que despertava a curiosidade de quem por ali passeava.
“Temos aqui bicicletas muito antigas. A mais velhinha é de 1928, uma preciosidade, com rodas de madeira. E ainda rola”, indicou, com orgulho, Joaquim Semedo.
Este ano a homenagear as mulheres da cidade de Setúbal, por ser o Dia da Mãe, o evento começou com uma receção de boas-vindas, que incluiu um brinde de moscatel e prova dos tradicionais “esses” de Azeitão.
Os participantes pedalaram pela cidade, num passeio que seguiu pela Rua João de Deus, Avenida Luísa Todi, Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, Avenida 22 de Dezembro, Avenida Alexandre Herculano, Largo de Santa Maria, Rua Pereira Cão, Avenida 5 de Outubro, Rua Tenente Valadim e Praça de Bocage, onde fizeram uma pausa para café e tiraram a tradicional fotografia de grupo.
As últimas pedaladas, já com o calor do meio-dia a fazer-se sentir, foram feitas à beira-rio, com o trajeto a terminar no local onde começou, no Parque Urbano de Albarquel. A seguir, o momento foi de convívio entre os participantes, com um almoço de porco no espeto.
A tarde prosseguiu com uma gincana para os mais novos, com 15 participantes entre os 5 e os 11 anos. No final, cada um recebeu uma medalha e um certificado de participação.
O VII Encontro de Bicicletas Antigas de Setúbal serviu ainda para a apresentação de uma exposição de fotografias de Tiago Semedo, detentor de vários títulos, entre eles o de campeão nacional de BTT.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários