Palmela comemora o dia da Energia e do Ambiente

Município promove formação “Hortas de Varanda”, caminhada e passeio de bicicleta noturno

O município de Palmela associa-se às comemorações do Dia Mundial da Energia e do Dia Mundial do Ambiente - assinalados a 28 de Maio e 5 de Junho, respetivamente – com uma semana que integra uma ação de formação sobre hortas de varanda, em Pinhal Novo, a 4.ª Pedalada Noturna, em Palmela, uma caminhada noturna no Parque Natural da Arrábida e visitas às hortas comunitárias, apelando à participação de todos os munícipes.
Palmela quer fomentar o uso de hortas de varandas  

O CRJ – Centro de Recursos para a Juventude de Pinhal Novo, no edifício do Mercado Municipal, acolhe, no dia 27 de Maio, entre as 9h30 e as 17h30, a oficina “Hortas de Varanda”. Com inscrições gratuitas (limitadas), esta oficina vai ensinar, de forma simples e prática, como ter um pequeno jardim ou horta numa varanda ou terraço.
A 4.ª Pedalada Noturna decorrerá no dia 3 de Junho, com partida às 20h30, da Casa Mãe da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, em Palmela. A iniciativa - um percurso de BTT noturno com a duração de 3h30 e uma extensão de 25 quilómetros (Grau de dificuldade III) - passará pelo Centro Histórico de Palmela, Serra do Louro, Vale de Barris e Vale de Alcube. Com o apoio da Rota dos Vinhos da Península de Setúbal, a iniciativa integrará uma degustação de moscatel e doçaria regional, na Adega Venâncio da Costa Lima, em Quinta do Anjo.
O percurso terminará na Taverna Bobo da Corte, no Castelo de Palmela, com sopa caramela, pão e vinho para as/os participantes. As inscrições, com o valor de seis euros, são obrigatórias e deverão ser realizadas até ao dia 31 de Maio através do telf. 212 334 398 ou pelo e-mail info@rotavinhospsetubal.com (as/os participantes deverão comparecer com capacete e iluminação frontal e traseira).

Câmara prepara candidaturas ao projeto Eco-Famílias
Por último, no dia 24 de Junho, a autarquia promove uma caminhada noturna no Parque Natural da Arrábida, com uma extensão de 11,6 quilómetros e quatro horas de duração (nível 4). Com início às 21 horas, esta caminhada é gratuita e sujeita a inscrição prévia (limite de 100 participantes) através do telf.21236636 ou pelo e-mail desporto@cm-palmela.pt
A inscrição só é efetiva após confirmação. Dirigida à população em geral, esta iniciativa procurará sensibilizar para a diversidade das plantas aromáticas na flora da Arrábida.
Durante a Semana do Ambiente e da Energia, a Câmara de Palmela disponibilizará, através do site oficial, informação sobre os principais poluentes atmosféricos, os seus efeitos e as medições registadas na região e distribuirá um guia sobre boas práticas em eficiência energética, como forma de consciencialização da comunidade local para o uso eficiente de energia e divulgação do Plano de Ação para a Energia Sustentável de Palmela, evidenciando o contributo que cada cidadão poderá ter na redução de emissões de CO2.
A Câmara de Palmela está, ainda, a preparar o arranque de novas candidaturas ao projeto Eco-Famílias, que tem como objetivo "fomentar nas famílias do concelho um espirito de boas práticas ambientais e sustentáveis nas várias vertentes, contribuindo para um bom desempenho ecológico individual e para o desenvolvimento sustentável da comunidade", explica a autarquia presidida por Álvaro Amaro.

Agência de Notícias com Câmara de Palmela

Comentários