Museu do Trabalho reabre com festa em Setúbal

Novo equipamento cultural reabre esta quinta-feira totalmente remodelado 

A reabertura na próxima quinta-feira, às 15 horas, do Museu do Trabalho Michel Giacometti, em Setúbal, após profundas obras de requalificação, é o destaque das comemorações locais do Dia Internacional dos Museus e da Noite Europeia dos Museus. No Dia Internacional dos Museus, 18 de Maio, os espaços museológicos municipais estão abertos ao público com entradas gratuitas e iniciativas comemorativas diversas. O destaque é a reabertura do Museu do Trabalho, que esteve encerrado nos últimos meses para a realização de um conjunto de intervenções, impulsionadas pela Câmara de Setúbal, de requalificação estrutural do edifício para melhoria das condições de habitabilidade, a par de outras operações de renovação do espaço museográfico.

Equipamento reabre no dia internacional dos Museus 

As obras incluíram, diz a autarquia, "a substituição da cobertura, com o objetivo de melhorar as condições de conforto térmico, e da claraboia, para reforço da luminosidade natural, além da pintura geral exterior e interior e da substituição das janelas do edifício, onde, desde 1995, está instalado o Museu do Trabalho Michel Giacometti, no qual funcionou uma antiga fábrica de conservas. Já a chaminé foi alvo de consolidação e reabilitação estrutural". 
A par das intervenções estruturais, foram realizadas alterações no núcleo expositivo que conferem uma nova imagem ao espaço museográfico, a inaugurar numa cerimónia marcada para dia 18, às 15 horas, que dá início a um conjunto de iniciativas que se prolongam até dia 20 para celebrar a reabertura do museu e integradas nas comemorações do Dia Internacional dos Museus e da Noite Europeia dos Museus.
A inauguração conta com apontamentos musicais pelo Grupo Coral Alentejano “Amigos do Independente” e pelo grupo Ribombando, da Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi.
Segue-se uma visita às exposições de longa duração do museu, “Ao Encontro do Povo”, composta pela coleção etnográfica de Michel Giacometti, “Da Lota à Lata”, mostra sobre a indústria conserveira, e a Mercearia Liberdade.
À noite, às 22 horas, Américo Pereira, Manuel Guerra Henriques e Ana Pacheco, acompanhados por Albano Almeida e Carlos Rafael, viola dedilhada, e Agostinho Torres e Jorge Pimentel, guitarra portuguesa, protagonizam o espetáculo “Guitarras do Fado no Museu”.
À mesma hora tem início uma mostra de doçaria regional de Setúbal, intitulada “Cegas Tradições”, patente até dia 20.

Comemorações prosseguem, com diversas atividades, até 20 de Maio 
As comemorações do Dia Internacional dos Museus, centradas no Museu do Trabalho Michel Giacometti, estendem-se a outros espaços museológicos do concelho, como o Museu de Setúbal/Convento de Jesus, as galerias municipais do 11 e do Banco de Portugal e as casas Bocage e do Corpo Santo/Museu do Barroco, que promovem visitas às exposições de longa duração ou temporárias.
No caso do Museu de Setúbal, destaca ainda para o lançamento, no dia 18, às 10 horas, de uma nova ferramenta tecnológica.
Trata-se de uma aplicação móvel, gratuita, que permite aos visitantes do Museu de Setúbal/Convento de Jesus obter informações, através do smartphone ou do tablet, sobre as peças da exposição de longa duração, em alternativa aos audioguias.
Para assinalar a Noite Europeia dos Museus, no dia 20, a partir das 18 horas, o Museu de Setúbal é palco de um momento musical pelos alunos da Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi.
O Dia Internacional dos Museus, criado pelo Conselho Internacional de Museus, celebra-se anualmente a 18 de maio e este ano tem como tema “Museus e histórias contestadas: Dizendo o indizível nos museus”.
Os museus portugueses voltam a associar-te este ano à Noite Europeia dos Museus, criada pelo Ministério Francês da Cultura e da Comunicação, com a dinamização de um conjunto de iniciativas culturais.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários