Montijo quer novo Centro Escolar no Afonsoeiro

Autarquia vai candidatar nova escola ao programa ao Portugal 2020

A Câmara Municipal do Montijo pretende apresentar uma candidatura ao Portugal 2020 para a construção do Centro Escolar do Afonsoeiro. Este centro escola, diz a autarquia, "será composto pela já existente escola básica do plano centenário, que será requalificada, e pela construção de um novo edifício de pré-escolar, que incluirá três salas de aula, gabinetes técnicos, biblioteca escolar e um espaço polivalente" . O refeitório existente será, também, alvo de uma ampliação. 
Aspecto do novo Centro Escolar do Afonsoeiro 

Ao longo dos anos, a política municipal em matéria de educação tem "apostado na construção de uma rede pré-escolar que, neste momento, abrange em larga escala o território concelhio", diz a Câmara do Barreiro, em comunicado.
O Bairro do Afonsoeiro, de acordo com a autarquia, "é o único onde existe alguma carência na taxa de resposta neste nível de ensino, que abrange as crianças a partir dos três anos de idade".
Este projeto enquadra-se no desígnio do Governo da República Portuguesa, que tem como objetivo permitir o acesso à rede de ensino pré-escolar pública, a todas as crianças a partir dos três anos de idade.
O ensino pré-escolar público do Município do Montijo "é uma referência na região de Setúbal e na Área Metropolitana de Lisboa, tanto ao nível das infraestruturas como nos apoios sociais praticados que, muitas vezes, ultrapassam a esfera de competências da câmara municipal", sublinha o comunicado da autarquia liderada por Nuno Canta.
A candidatura do Centro Escolar do Afonsoeiro "é mais um exemplo da aposta clara e inequívoca, da Câmara Municipal do Montijo, na Escola Pública e nas suas vantagens enquanto elemento essencial à economia do conhecimento e na formação para a cidadania", conclui o comunicado da Câmara do Montijo.

Agência de Notícias com Câmara de Montijo 

Comentários