Melhor Sopa Caramela é do Pinhal Novo

“O Central” volta a vencer Concurso de Sopa Caramela


O restaurante “O Central”, de Pinhal Novo, venceu o Concurso de Sopa Caramela 2017, mantendo, assim, o título conquistado no ano anterior. Integrado no programa de promoção gastronómica “Palmela – Experiências com Sabor!”, o Concurso realizou-se no sábado, dia 6 de Maio, na Adega ASL Tomé, em Pinhal Novo.  Ao longo da primeira quinzena de Maio, o prato típico das freguesias rurais do concelho, está em destaque em vários restaurantes, no âmbito dos Fins de Semana Gastronómicos da Sopa Caramela, e será, também, uma das estrelas da 2.ª edição do Mercado Caramelo, a decorrer nos dias 12, 13 e 14 de Maio, na vila de Pinhal Novo.
Adega cheia para provar as melhores sopas caramelas da região 

O júri - composto por Mário Oliveira, da Confraria da Sopa Caramela (Presidente do Júri), Paula Magalhães (Divisão de Comunicação, Turismo e Economia Local da Câmara Municipal de Palmela), Fátima Santos (Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa), Mário Brinca (Junta de Freguesia de Pinhal Novo) e Carlos Branco (Adega ASL Tomé) – atribuiu o 2.º prémio a Nuno Luz e o 3.º lugar ao Chateau Café, de Palmela.
Realizado em paralelo, o evento “Sopa Caramela na Adega” teve lotação esgotada, com várias dezenas de participantes, que tiveram oportunidade de desfrutar de uma visita guiada à adega, uma prova comentada de dois vinhos pelo enólogo da casa e um lanche regional, além das sopas a concurso.
Ao longo da primeira quinzena de Maio, a Câmara Municipal de Palmela e a Rota de Vinhos da Península de Setúbal estão a promover a Sopa Caramela, prato típico das freguesias rurais do concelho, que está em destaque em vários restaurantes, no âmbito dos Fins de Semana Gastronómicos da Sopa Caramela. 

Mercado Caramelo homenageia origens rurais de Pinhal Novo
A designação “Sopa Caramela” remonta aos séc. XVIII/XIX e foi trazida pelos trabalhadoras rurais, provenientes das áreas da Beira Litoral e do Baixo Mondego, que se deslocavam sazonalmente, para as propriedades agrícolas da região, nomeadamente, para a Herdade de Rio Frio. Muitos acabaram por instalar-se na zona onde, hoje, se localiza Pinhal Novo. 
A Sopa Caramela - confecionada à base de batata, feijão, repolho, cenoura, toucinho e enchidos - é, ainda hoje, um símbolo da comunidade do Pinhal Novo, onde assenta, em larga parte, a sua origem e cuja cultura gastronómica é acarinhada pela população, enquanto fonte de consciência coletiva e identidade territorial. 
A programação especialmente dedicada à Sopa Caramela acompanha a segunda edição do Mercado Caramelo, iniciativa promovida nos dias 12, 13 e 14 de Maio, no centro da vila de Pinhal Novo, pela Confraria Gastronómica da Sopa Caramela e pela Junta de Freguesia de Pinhal Novo, com o apoio do município de Palmela.

Agência de Notícias com Câmara de Palmela 

Comentários