Grupo Motard de Alcochete ganha sede no Entroncamento

Câmara cede antiga escola à entrada da vila para sede do Grupo Motard 

O  grupo Motard de Alcochete tem, desde o final do mês passado,  morada fixa no Entroncamento. A cedência das antigas instalações da escola primária do Entroncamento para sede social deste Grupo foi formalizada com a celebração de um protocolo com o município de Alcochete. O presidente da autarquia ribeirinha, Luís Miguel Franco, que é também sócio honorário do Grupo, relembrou que até à data, a câmara municipal não disponibilizava de um espaço que reunisse as condições necessárias para ser a sede social desta coletividade, uma realidade que mudou depois da Fundação João Gonçalves Júnior ceder à autarquia a antiga escola primaria que está desactivada.  
Grupo Motard de Alcochete ganha casa nova 

Emocionado, o presidente do grupo Motard de Alcochete, Fernando Boavida, agradeceu à Câmara Municipal por ter tornado este sonho realidade, o que é também resultado de muito trabalho e de “muitos quilómetros percorridos”.
“É um enorme prazer estar convosco no dia de hoje e acredito que, para quem criou o grupo Motard de Alcochete há 10 anos, este seja também um dia inesquecível e que resulta dos inúmeros diálogos que foram realizados com a câmara municipal”, começou por referir o presidente da Câmara Municipal.
Luís Miguel Franco, que é também sócio honorário do Grupo, relembrou que até à data, a câmara municipal não disponibilizava de um espaço que reunisse as condições necessárias para ser a sede social desta coletividade, uma realidade que mudou depois da Fundação João Gonçalves Júnior transmitir à autarquia que já não precisaria deste espaço para a realização de atividades com o público escolar.
Com duas salas e uma área exterior envolvente, o Grupo Motard de Alcochete tem agora ao seu dispor de um espaço que vai possibilitar a realização de atividades culturais, desportivas e recreativas.
“Hoje é a concretização do vosso sonho mas, a partir deste momento também o grupo motard assume maiores responsabilidades: tem um espaço com muita dignidade, passam a ser os guardiões da nossa vila porque estão à entrada de Alcochete e têm a responsabilidade de fomentarem mais momentos de confraternização”, disse ainda o presidente da Câmara.

Autarquia quer continuar a apoiar o movimento associativo 
Os vereadores José Luís Alfélua, Susana Custódio e Jorge Giro também não faltaram a este dia [29 de Abril] de festa que teve início no largo de São João, local que foi o ponto de concentração para um percurso de mota pela vila, com passagem pelo Passeio do Tejo.
Estando presentes motards de outras localidades, o vereador José Luís Alfélua enalteceu valores como a amizade e o respeito que, habitualmente, distinguem e são fomentados entre os grupos motards.
“Ao longo dos anos temos tido uma sensibilidade enorme com o nosso movimento associativo. Ainda no mandato anterior, cedemos instalações a duas coletividades - ao grupo motard do Convento de São Francisco e ao rancho folclórico “Os Camponeses” de São Francisco -, apoiamos com cedência de terrenos e demos outro tipo de apoios a outras coletividades e, hoje, estamos a ceder instalações para o grupo motard de Alcochete”, relembrou o vereador José Luís Alfélua.
Sobre os apoios ao movimento associativo, o autarca reforçou a disponibilidade do município em apoiar “sempre que haja oportunidade e que se justifique, porque a Câmara gere dinheiro e património público, e por isso tem que haver fundamentação, trabalho, associados, esforço e atividade para que haja justificação para a doação”.
“É este o nosso entendimento e queremos continuar a tê-lo para com o nosso movimento associativo que tem um papel insubstituível, seja na área da cultura, do desporto ou do lazer, e cabe às câmaras municipais ajudarem sempre que podem e é isso que nós fazemos”, concluiu José Alfélua.

"Mereciam uma sede condigna"
Com o pelouro do movimento associativo desportivo, a vereadora Susana Custódio também se revelou muito satisfeita por ter acompanhado este processo, cujo resultado foi alcançado com trabalho de equipa desenvolvido entre o grupo motard e os trabalhadores da autarquia, que desempenham funções na área do movimento associativo.
“Enquanto autarca é com enorme orgulho que presencio este momento, até porque já vos acompanho há muitos anos e, de facto, acho que mereciam uma sede condigna como esta que está à entrada da Vila e espero que seja visitada por motards e não só porque, por norma, as pessoas têm uma ideia errada de um grupo motard e, talvez, seria interessante visitarem a vossa sede e deixarem-se envolver por esta cultura”, explicou também o vereador Jorge Giro.
Depois da celebração do protocolo entre o município de Alcochete e o Grupo Motard de Alcochete, as comemorações deste dia marcante prosseguiram com um momento de confraternização.

Agência de Notícias com Câmara de Alcochete 

Comentários