Futuro construído por todos pinta muro no Viso em Setúbal

Iniciativa marcou o arranque da iniciativa Setúbal Mais Bonita 

Perto de centena e meia de pessoas participaram no embelezamento de um muro localizado na zona do Bairro do Viso, ação desenvolvida no âmbito do projeto municipal de requalificação urbana Setúbal Mais Bonita. A Rua Batalha do Viso ostenta novas cores depois da pintura do muro envolvente do jardim de infância “A Nuvem”, com meia centena de metros de comprimento, no qual foi criado um desenho em que é possível ler, a branco sobre fundo azul, a frase “Juntos construirmos o futuro”, que destaca a importância de o futuro ser construído coletivamente. A iniciativa Setúbal Mais Bonita que este ano se realiza nos dias 19, 20 e 21 de Maio, envolve pintura de fachadas, recuperação de mobiliário urbano, arranjo e plantação de espaços verdes e recolha de detritos e lixos, entre outras atividades.

Voluntários deram nova vida a um muro no Bairro do Viso 

A iniciativa, realizada no âmbito do Setúbal Mais Bonita, projeto de participação cidadã, assente no voluntariado, de requalificação do espaço público, partiu de uma ideia desenvolvida pela empresa Catch, Global Marketing, com o apoio da Câmara de Setúbal.
A empresa de comunicação e marketing convidou 140 colaboradores do grupo farmacêutico 4H a participarem numa ação de “team building” que levou, ao longo de duas horas de intervenção, à criação do novo mural, dando origem a um projeto de arte urbana inspirado nas crianças.
“Procurámos fazer algo que pudesse deixar uma marca para o futuro da sociedade. A simbologia é simples e está inerente ao facto de as crianças serem o futuro”, explica Vasco Leite, da comunicação da Catch, Global Marketing.
O trabalho foi acompanhado pelo artista Mauro Carmelino, que elaborou os contornos do desenho e preparou o mural para a pintura, com objetos do universo infantil, como brinquedos, entre as letras da frase “Building the future together”. [Juntos construirmos o futuro].
O projeto Setúbal Mais Bonita, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com as juntas de freguesia e com apoios mecenáticos de diversas empresas, vai na sétima edição.

Setúbal Mais Bonita realiza-se de 19 a 21 de Maio 
A campanha, que este ano se realiza nos dias 19, 20 e 21 de Maio, envolve pintura de fachadas, recuperação de mobiliário urbano, arranjo e plantação de espaços verdes e recolha de detritos e lixos, entre outras atividades.
A iniciativa é aberta à população em geral, que, mediante inscrição, pode apresentar propostas de ações específicas ou participar, em regime de voluntariado, na execução das várias intervenções a desenvolver.
À semelhança das edições anteriores, o primeiro dia, uma sexta-feira, é dedicado a beneficiações nos estabelecimentos de ensino, com a participação da comunidade escolar, enquanto o sábado e o domingo destinam-se à concretização de ações com o envolvimento da população.
Na edição de 2016 do Setúbal Mais Bonita participaram 1500 pessoas em mais de oito dezenas de intervenções de requalificação do espaço público um pouco por todo o concelho, enquanto a comunidade escolar, com perto de seis mil envolvidos, realizou diversas ações em 22 estabelecimentos de ensino.
Para mais informações deve ser consultada a página do projeto, em facebook.com/setubalmaisbonita.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários