Feira Pedagógica do Barreiro começa hoje

Alunos mostram trabalhos educativos no Parque da Cidade 

De hoje e até sábado, terá lugar, no Parque da Cidade, no Barreiro,  a Feira Pedagógica. Esta edição celebra os “80 anos de Abastecimento Público de Água, no Barreiro”. A Feira pretende, diz a autarquia do Barreiro,  realçar os projetos educativos e trabalhos desenvolvidos pela comunidade escolar no ano lectivo 2016/17 e, ao mesmo tempo, dar a conhecer a oferta educativa do concelho, valorizando a Comunidade Educativa e o seu trabalho. Paralelamente à feira, o Barreiro irá receber o Champimóvel, [um projeto da Fundação Champalimaud] que promete oferecer uma viagem tridimensional ao corpo humano. 

Crianças vão "viajar ao corpo humano" dentro do Champimóvel 

Contará com actividades e exposições no Parque da Cidade e exposições no Auditório Municipal Augusto Cabrita. Este espaço cultural irá acolher os espectáculos “Água Vai! Água Vem!”, pela Companhia de Teatro – ArteViva, no Dia Mundial da Criança, 1 de Junho, e o Festival 7/1 – Diário de um Copo de Água, no dia 3 de Junho, pelas 20h30, a encerrar a Feira Pedagógica.
Neste evento serão exibidas, pela primeira vez, as curtas-metragens, celebrando os 80 anos do Abastecimento Público de Água, no Barreiro, e produzidas nos sete agrupamentos de escolas do Concelho.
São, igualmente, sete os pequenos filmes que concorrem entre si, em categorias, como a de ‘Melhor Filme’. As curtas serão avaliadas por um jurado artístico constituído por Tó Zé Martinho e Susana Sá, que se pronunciará sobre os filmes produzidos, deixando, ainda, uma mensagem sobre as suas experiências profissionais e de vida. Este projecto foi dinamizado pela Associação de Teatro e Educação (ATE), com o apoio do município do Barreiro.
A Feira Pedagógica terá diversas actividades lúdicas e desportivas, música, marchas, dança, teatro, promovendo cultura e levando a milhares de pessoas o que a cidade do Barreiro e a comunidade educativa barreirense melhor sabem fazer.
A organização do evento está a cargo da comunidade educativa do Concelho e da Câmara do Barreiro e conta com a colaboração das juntas de freguesia do concelho.

Champimóvel no Parque da Cidade
No âmbito da XVI Feira Pedagógica, o Barreiro irá receber o Champimóvel, com uma viagem tridimensional ao corpo humano, no Parque da Cidade.
As sessões vão decorrer nas manhãs dos dias 1, 2 e 3 de Junho, terá a duração de 25 a 30 minutos por sessão, com grupos de 17 pessoas, por sessão. Estará aberto ao púbico em geral, nos dias 1 e 2 de tarde e 3 de Junho, até às 15 horas.
Com a criação do Champimóvel a Fundação Champalimaud pretende “estimular a criatividade e imaginação dos mais jovens enquanto os motiva a colocá-las ao serviço da ciência”.

Agência de Notícias com Câmara do Barreiro 

Comentários