Barreiro anuncia requalificação dos Paços do Concelho

Requalificação do edifício do Largo das Obras vai arrancar em breve 

Integrada na programação “Maio, Mês de Quem Trabalha”, no Barreiro, realiza-se ao longo do presente mês o ciclo “À Conversa com os Trabalhadores” em diversos serviços municipais, no qual membros do Executivo Municipal conversam com todos os funcionários do Município e dos Transportes Colectivos do Barreiro. O presidente Carlos Humberto, e os vereadores Sónia Lobo e Rui Lopo reuniram, na sala de sessões, com os trabalhadores do município. Na ocasião, Carlos Humberto, garantiu que o projeto de requalificação do edifício dos Paços do Concelho,  vai ser objecto de candidatura a fundos comunitários. A obra, diz a autarquia, "contemplará, por exemplo a instalação de elevador, a renovação do atendimento e da sala de sessões". 
Autarquia avança para requalificação dos Paços do Concelho 

A renovação dos edifícios municipais foi outro dos assuntos abordados nesta conversa com os trabalhadores da autarquia. Destacou a obra a decorrer no edifício dos Transportes Colectivos do Barreiro que trará melhores condições para o atendimento ao público. 
Carlos Humberto abordou, ainda, o projeto de requalificação do edifício dos Paços do Concelho, "objecto de candidatura a fundos comunitários, que contemplará, por exemplo a instalação de elevador, a renovação do atendimento e da sala de sessões". 
Informou, ainda, os trabalhadores que o arquivo que está no edifício da Câmara, no Largo Alexandre Herculano (vulgo Largo das Obras), será transferido para "o Espaço Memória, prevendo-se que o rés do chão do edifício seja para o atendimento ao público, tornando-o mais acessível a todos os munícipes". Carlos Humberto recordou os anos de dificuldade económica que o país atravessou e em particular o Município do Barreiro. "A redução do número de trabalhadores (cerca de 200) e do número de dirigentes" foram, segundo o presidente, "factos que levaram ao enfraquecimento da estrutura do município e, como consequência, torna-se mais difícil responder a todas as necessidades dos munícipes", explica Carlos Humberto. 
No sentido de melhorar esta situação, nos últimos anos têm sido tomadas “algumas medidas com resultados positivos, nomeadamente o recrutamento de trabalhadores para os serviços das águas e saneamento, higiene urbana e cemitérios, em 2017”, disse o presidente.
No seguimento de uma visão estratégica de modernização dos serviços, a autarquia, diz ainda Carlos Humberto, "investiu cerca de um milhão de euros na área da informática".
Por outro lado, a renovação da frota dos TCB foi iniciada com aquisição de novas viaturas para os serviços operacionais e até 2020 será, segundo o presidente, "totalmente renovada".
A renovação dos edifícios municipais foi outro dos assuntos abordados. Destacou a obra a decorrer no edifício dos Transportes Colectivos do Barreiro que trará melhores condições para o atendimento ao público. 
Na ocasião, a vereadora Sónia Lobo, responsável pela área dos Recursos Humanos, destacou algumas actividades do programação do “Maio, Mês de Quem Trabalha”, tais como os conselhos para uma alimentação saudável, da Liga Portuguesa Contra o Cancro; o ciclo de conversas sobre o consumo sustentável realizadas pelo Centro de Informação Autárquico ao Consumidor; os Conselhos dados pelos Bombeiros Sul e Sueste em caso de acidente (AVC ou epilepsia); ou os conselhos da PSP aos trabalhadores em caso de violência doméstica.

Agência de Notícias com Câmara do Barreiro 

Comentários