Dá um Gosto ao ADN

segunda-feira, 24 de abril de 2017

43 anos do 25 de Abril no distrito de Setúbal

Grandes nomes da música portuguesa estão hoje na região 

Bandeiras hasteadas, distribuição de cravos, desfiles, almoços-convívio, bailaricos, concertos, projeções de filmes, lançamentos de livros e muito desporto. As celebrações da revolução de Abril, 43 anos depois, começam hoje um pouco por todo o distrito de Setúbal. Alguns dos principais nomes portugueses do panorama artístico musical vão passar pela região para actuarem nas comemorações da Revolução dos Cravos. 

Comemorações do 25 de Abril nos 13 municípios do distrito  


O 25 de Abril de 1974 vai ser assinalado em todos os 13 concelhos do Distrito de Setúbal, através das mais diversas iniciativas, entre as quais se destacam alguns espectáculos musicais. Alcácer do Sal, Almada, Barreiro, Grândola, Moita, Seixal, Setúbal e Sines são os concelhos que vão receber nomes mais sonantes da canção nacional: Anjos e irmãos Feist; The Gift e Camané; Pedro Abrunhosa; Tiago Bettencourt e Raquel Tavares; Jorge Palma e Sérgio Godinho; Deolinda e Agir; Paulo de Carvalho; e UHF, respectivamente.

Almada apresenta The Gift e Camané 
Um espectáculo com Camané, na primeira parte, e a banda The Gift, a actuar na segunda metade, é o destaque maior das comemorações em Almada. O concerto, de entrada livre, está agendado para as 22 horas no palco da Praça da Liberdade, na noite de 24. Pelo meio, irá cantar-se “Grândola Vila Morena”, haverá cravos pelo ar e fogo-de-artifício.

Pedro Abrunhosa e Comité Caviar estão no Barreiro 
O concerto com Pedro Abrunhosa & Comité Caviar, a ter lugar a partir das 22 horas no Parque da Cidade, é a principal atracção da programação no Barreiro, que contempla ainda, entre várias outras iniciativas, o Desfile da Liberdade.

Jorge Palma e Sérgio Godinho estão na Moita
O Largo das Festas em Alhos Vedros vai receber o espectáculo de maior destaque do programa promovido na Moita, com Jorge Palma e Sérgio Godinho a actuarem juntos, a partir das 21h30, de 24 de Abril. A primeira parte deste espectáculo estará a cargo da artista Valu. No dia 25, a Câmara Municipal organiza o grande Desfile da Liberdade na vila da Moita, a partir das 10 da manhã. 

Canções de Abril no Montijo
O dia da revolução dos cravos vai ser assinalado com um conjunto de actividades culturais, desportivas e institucionais. Destaque para o espectáculo “Canções de Abril” com Carlos Alberto Moniz, a realizar-se pelas 21h30 de 24 de Abril, no Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida. A entrada é gratuita (oferta de dois convites por pessoa).

Palmela em festa em todas as freguesias 
O extenso programa que assinala a data, em todas as freguesias, com propostas que abrangem diversas áreas de expressão cultural e artística e de convívio, destacam-se a inauguração da instalação da viatura militar Chaimite V-200, no dia 23, em Pinhal Novo; a exposição “Cravos de Abril”, de Sónia Domingos, no Cine-teatro S. João em Palmela. Em Quinta do Anjo, e no Sobreiro Monumental, em Água de Moura, por Estórias com Asas; o espetáculo “Rogério Charraz & os Irrevogáveis”, dia 24, no Salão dos Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo, e o espetáculo “Pedro Mestre e Ausentes do Alentejo”, dia 25, no Cine-teatro S. João. Destaque, ainda, para a sessão solene da Assembleia Municipal, dia 25, às 11 horas, na Biblioteca Municipal de Palmela e a corrida da liberdade na manhã do dia da liberdade, no Pinhal Novo. 

Sessão Solene em Alcochete
Apesar de um leque de diversas actividades a decorrer pelo concelho, o destaque vai para a sessão solene evocativa da data que a Assembleia Municipal promove, pelas 16 horas, no próprio dia no Núcleo de Arte Sacra do Museu Municipal de Alcochete. A sessão solene encerrará com um tributo a José Afonso “Zeca Sempre. A Utopia” por Luisa Ortigoso e conjunto “Pedra de Toque”.

Deolinda e Agir estão no Seixal 
O ponto alto das comemorações no Seixal será o concerto dos Deolinda, às 22 horas, no dia 24, ao qual se seguirá a actuação, noite dentro, de Agir, a partir das 00h30. De permeio, pela meia-noite, há um espectáculo de fogo-de-artifício sobre a Baía do Seixal.

Virgem Suta e Oquestrada em Sesimbra 

A noite de 24 para 25 de Abril vai ser assinalada em simultâneo em Sesimbra, na Fortaleza de Santiago, e na Quinta do Conde com música de duas das mais originais bandas portuguesas da actualidade, os OqueStrada e Virgem Suta, popular duo de Beja. As sessões evocativas da “Revolução dos Cravos” iniciam-se pelas 22 horas e terminam, à meia-noite, com os tradicionais espectáculos de fogo-de-artifício. O dia 25 de Abril ficará marcado pelas inaugurações do Centro de Apoio à Incubação de Empresas de Sesimbra, localizado na antiga Escola Básica de Santana, às 11 da manhã e pela reabertura do Jardim do Pinheiro Manso, na rua Egas Moniz, Quinta do Conde, às 15 horas.

Paulo de Carvalho em Setúbal 
Os 43 anos do 25 de Abril são assinalados em Setúbal com um programa organizado pela Câmara Municipal e pelas juntas de freguesia, com o envolvimento do movimento associativo, que inclui atividades de âmbito cultural, social e desportivo. Destaque para a noite de 24 que começa com um concerto de Paulo de Carvalho, às 22 horas, na Praça de Bocage, a que se segue, às 23h30, uma intervenção da presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira. A partir das 23h45, realiza-se uma arruada pelas ruas da Baixa, seguindo-se um espectáculo pirotécnico.

Anjos e Irmãos Feist em Alcácer do Sal
Concerto inédito com o Maestro Nuno Feist e o seu irmão Henrique a juntarem-se em palco a Nelson e Sérgio Rosado, da banda “Os Anjos”. O concerto comemorativo dos 43 anos da Revolução de Abril, oferecido pela Câmara Municipal, começa às 22h30, no Largo Luís de Camões. Em palco irá estar uma banda com 11 músicos. A ideia do concerto surgiu, segundo Nelson Rosado, da banda "Os Anjos" de um repto lançado pelo Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal. Nelson Rosado dirige também uma palavra para o público do concelho, afirmando que "sempre os acarinhou e sabe que pode contar com um grande espetáculo". A não perder! Após o concerto, haverá um espectáculo de fogo-de-artifício e, meia-hora depois, actua o DJ Poppy.

Grândola em festa com Tiago Bettencourt e Raquel Tavares

Nas comemorações do concelho da "vila morena", o destaque principal vai para o concerto de Tiago Bettencourt, que terá como convidada especial em palco Raquel Tavares. As celebrações arrancam logo pelas 20h15, com animação de rua pelos Batacundo, seguindo-se a tradicional Corrida da Liberdade, sendo que às 22 horas tem início a arruada da Banda da Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense. Haverá ainda um espectáculo piromusical, após a actuação de Tiago Bettencourt, e animação musical com Gonçalo Oliveira.

Miguel Araújo em Santiago do Cacém
A actuação de Miguel Araújo, a partir das 22 horas, na noite de 24, é o destaque principal do programa de comemorações de Santiago do Cacém. O espectáculo realiza-se em Vila Nova de Santo André, na Avenida de Sines, junto ao Parque Central, seguindo-se a actuação do DJ Dadão.

UHF e Fernando Alvim em Sines
O destaque das comemorações do dia da liberdade em Sines vai para a iniciativa “noite da Liberdade”, a realizar, a partir das 22h30, de 24 de Abril, no Castelo, com um concerto da banda UHF, sessão de fogo-de-artifício e a actuação do DJ Fernando Alvim. A entrada é livre.

Agência de Notícias

0 comentários:

Enviar um comentário

Festas Pinhal Novo 2016 - 9 Junho

Festas Pinhal Novo 2016 - 8 Junho

Festas Pinhal Novo 2016 - 7 Junho

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010