Semana da Empregabilidade do Politécnico de Setúbal

Igualdade de Género inspira Feira do Emprego do IPS

O Instituto Politécnico de Setúbal a terceira edição da Semana da Empregabilidade, que recebeu mais de três mil participantes, entre os quais estudantes e diplomados do IPS e membros da comunidade externa. Durante a semana, foram várias as atividades realizadas com o intuito de apoiar a integração dos estudantes e diplomados do Instituto Politécnico de Setúbal no mercado de trabalho e com foco na temática escolhida para este ano: “A Igualdade de Género no mercado de trabalho”. 
Feira do Emprego atraiu muitas empresas da região 

Num debate moderado pela jornalista Fernanda Freitas, a Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Catarina Marcelino, afirmou que “nas escolas não se sente a desigualdade porque no ensino o sistema é extremamente igualitário, o problema é quando entramos no mercado de trabalho”, uma vez que persistem diferenças, por exemplo, na valorização salarial de homens e mulheres.
A Secretária Estado para a Cidadania e Igualdade, referiu também que “é com grande satisfação que vejo o envolvimento do Politécnico de Setúbal nesta questão da igualdade de género no mercado de trabalho”, considerando “fundamental que o ensino superior comece a tratar estes temas e coloque esta questão à reflexão dos jovens e das jovens”.
Para o presidente do Instituto Politécnico de Setúbal,  Pedro Dominguinhos, a abordagem deste tema prendeu-se com o facto de, ainda, se constatar “que as relações laborais são mais estáveis para os homens do que para as mulheres”, sendo necessário analisar esta realidade “para que consigamos encontrar medidas que possam ser implementadas do ponto de vista da ação pública e da ação das empresas, a favor de uma maior igualdade de género no mercado de trabalho”. 

Feira de Emprego com muita procura 
A par da temática, o ponto alto da semana foi a Feira de Emprego, nos dias 8 e 9 de Março, na qual participaram mais de 80 empresas nacionais e internacionais, revelando-se um sucesso “pois aumentámos o número de empresas presentes, que realizaram também sessões de recrutamento e várias entrevistas, o que significa que vários estudantes saíram daqui com oportunidades de estágio ou de emprego”, sublinhou Pedro Dominguinhos. 
Duarte Costa, presidente da Associação Académica do IPS, realizou também um balanço extremamente positivo do evento, pois “as empresas elogiaram bastante a organização, o espaço e o interesse demonstrado pelos estudantes”. De acordo com Duarte Costa, nesta  terceira edição da Semana da Empregabilidade “notou-se uma maior participação dos estudantes, que começam a perceber a importância de realizarem a ponte para o mercado de trabalho”, salientando ainda que “foi bom ver aqui antigos estudantes do Instituto a representarem as empresas e alguns deles encontraram as suas oportunidades noutras edições desta semana, o que significa que estamos a fazer bem o nosso trabalho”.
A iniciativa terminou com a realização de um “Focus Group”, no dia 10 de Março, no qual participaram diferentes entidades e empresas que atuam nas áreas lecionadas pelo IPS. 
O objetivo foi auscultar a sua opinião sobre as tendências de recrutamento e as competências que mais valorizam, contribuindo assim para a melhoria da atuação do Instituto, a nível da inserção dos seus estudantes e diplomados no meio profissional.

Agência de Notícias

Comentários