Santiago do Cacém dá passo na modernidade administrativa

Balcão Único Municipal chega no Verão e promete simplificar a vida do munícipe 

O dia 6 de Março de 2017 marcou o início de uma fase decisiva no âmbito da modernidade administrativa na Câmara  de Santiago do Cacém, que culminará com a criação de um Balcão Único Municipal, que deve abrir em Julho. O presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, adianta que “este é um processo no qual a Câmara tem vindo a trabalhar há mais de um ano e que visa não só eliminar burocracia, como também facilitar, em primeiro lugar, os próprios serviços internos. Se funcionarmos melhor internamente, a nossa resposta ao munícipe será mais célere e eficiente”, destaca o autarca. 
Câmara quer ter Balcão Único até Julho 

“Iniciámos, esta semana, uma fase decisiva do processo de desmaterialização de procedimentos, que, na prática, visa acabar com a circulação de papel dentro da Câmara, através de uma aplicação de gestão documental” (MyDoc), disse o autarca.
“Esta é uma primeira fase, com a aplicação deste módulo informático. Obviamente que estes processos são altamente complexos, nestes primeiros dias há uma fase de adaptação, da qual temos consciência desde a primeira hora. Fomos ver exemplos noutras Câmaras. Mas também temos consciência que, passada esta primeira fase, tudo entrará dentro da normalidade e começaremos a sentir ganhos muito significativos, primeiro internamente e depois, seguramente, as pessoas lá fora também vão sentir”, sublinhou Álvaro Beijinha.
Associada a esta novidade, a autarquia prepara já a implementação da segunda fase do projeto, com o lançamento de outra aplicação – MyNet – essa sim “com repercussões mais diretas com os munícipes”. Álvaro Beijinha acredita que este segundo passo poderá ser uma realidade “dentro de dois ou três meses. Permitirá, através de uma plataforma – tal como hoje acontece com o Portal das Finanças – funcionar como um Portal do Munícipe, em que as pessoas poderão interagir com os serviços municipais, entregando requerimentos ou acompanhando os processos através dessa plataforma. Mesmo quando vierem a um atendimento na Câmara, ainda que queiram entregar um documento em papel, o mesmo será logo digitalizado e será despoletado todo o serviço interno em formato digital”, diz o autarca.

"Centralizar tudo num atendimento personalizado" 
No seguimento destas duas primeiras fases, surgirá um terceiro projeto, que será “o culminar deste grande objetivo de desmaterialização e de facilitação da relação com os munícipes, que é a criação de um Balcão Único Municipal, um atendimento centralizado”. 
A Câmara vai agora lançar a empreitada e o objetivo é que o Balcão Único Municipal possa estar em funcionamento no mês de Julho. “Num espaço apenas, as pessoas poderão pagar a água, entregar requerimentos, ou tratar de assuntos relacionados com licenciamentos urbanísticos, taxas e licenças, cemitério, ou seja, tudo aquilo que pressupõe serviços de atendimento na Câmara. Hoje, nós vamos pagar a água num sítio, vamos à Gestão Urbanística noutro, depois vamos à Tesouraria noutro ainda”. 
Álvaro Beijinha traça um objetivo bem claro: “centralizar tudo num atendimento personalizado, com funcionários preparados e habilitados para, em qualquer área, dar uma resposta eficiente e célere ao munícipe”.

Agência de Notícias com Câmara de Santiago do Cacém 

Comentários