SCUPA com novos órgãos sociais no Montijo

A SCUPA é um património comum a todos os montijenses

Na sede da Sociedade Cooperativa União Piscatória Aldegalense (SCUPA), no Montijo, dirigentes, sócios e entidades oficiais reuniram-se para a tomada de posse dos novos órgãos sociais de uma das mais importantes colectividades da cidade. Na presidência da Direção mantém José Maria Santos, a presidência da Mesa da Assembleia é assumida por Maria Helena Leite e o presidente do Conselho Fiscal é Nuno Ferrão.

José Maria Santos continua à frente da SCUPA

O presidente da SCUPA, José Maria Santos, salientou a inclusão de novos elementos nos corpos dirigentes e deixou alguns dos objetivos para o novo mandato: “continuar a apoiar os pescadores profissionais, manter e melhorar o Cais dos Pescadores e o Museu do Pescador, procurar novos cursos para a obtenção de cédulas marítimas e continuar a participar e a realizar eventos e outras ações culturais”, lembrou José Maria Santos.
Nuno Canta, presidente da Câmara do Montijo, esteve presente na cerimónia e deixou votos de sucesso para o novo mandato, afirmando que a “SCUPA é um património comum a todos os montijenses, um local onde encontramos raízes e um passado que orgulha a nossa história”.
A SCUPA nasceu no dia 2 de Março de 1913. A associação funcionava como uma cooperativa de consumo. Os pescadores descontavam os seus rendimentos para benefício de todos, cada um pagava o que podia formando uma espécie de “mealheiro” dos pescadores com uma função social muito forte.
As sucessivas crises do sector e o abandono da arte da pesca obrigaram a SCUPA a uma reconversão, virando a sua atuação para a preservação da memória, da cultura e da identidade da classe piscatória montijense.

Agência de Notícias com Câmara do Montijo 

Comentários