O Carnaval de Sesimbra está quase a chegar

Cegadas, palhaços, samba no pé, axê e outros bailes vão animar a vila em Fevereiro 

Está a chegar o Carnaval de Sesimbra, uma das festas mais bonitas de Portugal, que é também imagem de marca do concelho, e um dos pontos altos do calendário. "O programa de atividades é longo e inclui, como sempre, os desfiles das escolas, bailes de mascarados, concursos de fantasias, as tradicionais Cegadas, as Cavalhadas de Alfarim, o Desfile Trapalhão, na Quinta do Conde, e o popular cortejo de Palhaços, considerado um dos maiores do mundo", diz a Câmara de Sesimbra, em comunicado. 
Tudo preparado para o melhor Carnaval do distrito de Setúbal 

Mas os desfiles das seis escolas de samba e dos dois grupos de axé, que acontecem nas tardes de domingo e terça-feira, são os momentos mais esperados do Carnaval de Sesimbra, que está entre os melhores do país. Com a belíssima Baía como pano de fundo, e sempre à beira-mar, "o cortejo junta perto de 1300 desfilantes e milhares de espectadores ao longo de cerca de um quilómetro", sublinha a autarquia. Chocolate, o Ouro Negro que Adoça o Meu Samba, Roma, o Amor Proibido, Os Loucos que Fizeram História – Só Eles São Imortais e Atrás do Trio Elétrico Só Não Vai Quem Já Morreu são alguns dos temas que vão desfilar este ano na Marginal, o grande palco do Carnaval de Sesimbra.
Para que tudo esteja a postos, os preparativos começam meses antes e envolvem centenas de participantes, não só os que vão desfilar, mas também familiares, amigos e voluntários, que dedicam parte do seu tempo livre a ensaiar coreografias, passos de dança, a afinar vozes e instrumentos e a ultimar fantasias e carros alegóricos.

O cortejo dos palhaços 
Depois de ter conquistado um lugar de destaque na lista dos melhores desfiles de escolas de samba do país, a vila de Sesimbra passou, nos últimos anos, também a ser conhecida por acolher o maior desfile de palhaços do mundo, que junta todos os anos perto de  quatro mil mascarados de todas as idades.
O Cortejo de Fantasias de Palhaço começou por ser uma brincadeira de um grupo de amigos, em 1999, para animar a tarde de segunda-feira de Carnaval. Logo no primeiro ano, ganhou fama, tornou-se conhecido a nível nacional e juntou centenas de pessoas fantasiadas de palhaço. Daí para a frente foi reunindo cada vez mais mascarados, até se tornar num dos destaques do Carnaval de Sesimbra.
Neste desfile, para além dos palhaços, de todas as idades, desde avós aos netos, há todo um conjunto de gerigonças, como barcos com rodas, naves espaciais, triciclos com asas, que dão um outro colorido a um festejo com muitas surpresas.
Os foliões do concelho, e não só, reúnem-se na marginal, vestidos a rigor, para dar largas à alegria, num autêntico mar de cores. Quem quiser participar no desfile basta aparecer, devidamente trajado.
A não perder, no dia 27 de Fevereiro, segunda, a partir das 15 horas, na vila de Sesimbra (Praça da Califórnia, Avenida 25 de Abril, Rua da Fortaleza e Largo da Marinha).

As cegadas 
Sesimbra é um dos poucos locais do país que ainda mantém viva a tradição das Cegadas. O costume da zona rural, com mais de cem anos, está de volta durante o Carnaval às freguesias do Castelo e de Santiago.
Com o grupo de cegantes de Alfarim, constituído exclusivamente por homens, estas manifestações carnavalescas prometem muitos momentos de boa disposição. Em verso, e acompanhados à guitarra, o grupo vai apresentar, ao estilo das antigas canções de escárnio e maldizer, alguns dos acontecimentos mais marcantes da sociedade portuguesa.
De 25 a 28 de Fevereiro, as Cegadas passam por Sesimbra, Lagoa de Albufeira, Azoia, Meco, Zambujal, Aiana de Cima, Caixas e Alfarim.
No dia 4 de Março, sábado, fazem a última apresentação do Carnaval no Cineteatro Municipal, às 21h30 horas, repetindo o êxito conseguido nos últimos anos. Na rua e em cafés os cegantes prometem animar miúdos e graúdos.

Carnaval só no feminino 
O grupo feminino de afro-axê Tripa Mijona, que desfila apenas na tarde de sábado, foi fundado em Outubro de 2013 e é constituído apenas por mulheres. O motivo explica Diana Macedo, é apenas um. "Não podíamos fazer parte do grupo Tripa Cagueira porque é constituído por e para homens. Então porque não existir um grupo só formado por e para mulheres?".
A distinção é considerada saudável por ambos os grupos e na sede que partilham é notória a união, comunicação e relação entre eles e elas. Afinal o objetivo final é comum: "Todos trabalhamos, homens e mulheres, para que o Carnaval de Sesimbra seja mais bonito, único e especial", conclui Diana Macedo.
O desfile do Grupo Feminino de Afro-axé Tripa Mijona saí à rua no sábado, dia 25, às 16 horas, e vai percorrer a Avenida 25 de Abril, Rua da Fortaleza e Avenida dos Náufragos, na vila de Sesimbra.
Consulte aqui o programa do Carnaval 2017 em Sesimbra 

Agência de Notícias com Câmara de Sesimbra 

Comentários