Almada, Seixal e Palmela celebram o amor esta semana

Amor à moda antiga em Almada e fins de semana gastronómicos dos enamorados em Palmela 

O dia mais romântico do ano chega na próxima terça-feira, dia 14 de Fevereiro. Aqui vai encontrar dicas para todos os bolsos e gostos, sem clichés, que o vão surpreender em terras de Palmela, Almada e Seixal. Entre a programação especial criada para esta comemoração que se tornou quase viral, a mais romântica do ano será talvez namorar nas adegas de Palmela e Setúbal, jantar e ouvir fado a bordo do Barco Évora (Rio Tejo) e, ainda, visitar exposições no Seixal ou viajar pela geografia do namoro em Almada. Com a cabeça nas nuvens, em altos voos, o amor e uma tenda, o coração a bater a mil à hora e borboletas no estômago. Não faltarão pratos de Amores Escaldantes ou Doces Paixões. Ainda há nacos de tentações e pêras enamoradas espalhadas pelos restaurantes de Palmela, Quinta do Anjo, Pinhal Novo, Poceirão e Marateca. E serenatas à moda antiga...
Almada dedica semana ao amor 

Em Almada são os casais "à moda antiga" que nos desafiam para celebrar o amor nas ruas e espaços culturais de Almada Velha e Cacilhas.
A Semana do Amor tem como eixo central duas exposições, uma instalada na rua, outra no Centro de Interpretação de Almada Velha (CIAV), que fazem uma retrospetiva, na primeira pessoa, dos antigos espaços de namoro e hábitos dos casais que celebram agora meio século de vida em comum.
Mas para os namoros mais frescos há também muitas e boas sugestões. Aprender tango no Ponto de Encontro – Casa da Juventude, em Cacilhas; enviar recados de amor nos postais disponibilizados no Bar A Cerca, em Almada Velha; tirar uma fotografia de época com um fotógrafo profissional; acompanhar a pintura de um mural em graffiti dedicado ao amor… são muitas as sugestões para os mais jovens.
"O objetivo desta vasta programação é aproximar gerações, encontrar semelhanças, assinalar mudanças, celebrar os afetos e promover os valores fundamentais associados ao amor e à partilha", refere a Câmara de Almada em comunicado.
A população idosa da cidade e mais de 30 instituições, entre movimento associativo, escolas, universidades seniores, grupos de teatro e comércio local estão envolvidos nesta Semana, que tem como dia forte, o sábado, dia 18 de Fevereiro.
O Seixal escolheu uma exposição de trabalhos realizados no âmbito do concurso “Mensagens de Amor, Quem as Não Tem?”, que decorre até dia 25 de Fevereiro, na Biblioteca Municipal do Seixal.

De Palmela com muito amor 
Em Palmela o amor brinda-se com o melhor vinho do mundo 
Por seu lado Palmela, também integrada na celebração do Amor propõe um roteiro que diferencia um dia ou um fim de semana para dois enamorados.  Por que não começar o dia com um pequeno-almoço num dos mais belos monumentos do país, a Pousada de Palmela? Situada no interior do Castelo de Palmela.
Aproveite a oportunidade para visitar alguns dos mais belos miradouros da vila de Palmela! As magníficas paisagens e os horizontes a perder de vista são ideais para uma manhã tranquila… e para captar o momento com fotos inesquecíveis. Estenda o passeio pelo verdejante Parque Venâncio Ribeiro da Costa, que circunda o Castelo de Palmela, e visite o interior da Igreja de S. Pedro, um local eleito por muitos casais para a celebração do seu matrimónio.
Se aprecia uma boa caminhada, sugerimos um passeio pedestre pela Serra do Louro, em pleno Parque Natural da Arrábida – ideal para quem busca aventura e sossego, em contacto com a natureza. Os moinhos que se estendem pela crista da serra – alguns ainda em funcionamento - e os vestígios arqueológicos de povos e culturas que sentiram o apelo desta zona mágica, ao longo das eras, enriquecem o passeio.
Célebre o dia dos namorados mais cedo. Propomos-lhe também a partilha de experiências de aromas e sabores com um Ritual de Vinoterapia. São várias as adegas da região com sugestões especialmente preparadas para brindar ao S. Valentim, desde namorar na adega com visitas guiadas à prova de vinhos e moscatéis ou às harmonizações com doçaria e bombons de Moscatel de Setúbal. Não se esqueça de pedir um desejo na fonte de Santo António!
Mas comemorar o Dia dos Namorados sem uma refeição romântica ou uma noite de serenatas não seria a mesma coisa! Selecione a opção gastronómica que mais lhe agrada e reserve um almoço ou um jantar num dos restaurantes que participam nos Fins de Semana Gastronómicos dos Enamorados.
Até 19 de Fevereiro, 23 estabelecimentos do concelho de Palmela têm propostas especiais, inspiradas do Dia de S. Valentim e especialmente dedicadas para os casais apaixonados.
Haverá, entre outras (boas) tentações, corações folhados picantes de Queijo camembert e tomate cherry, linguado enroladinho na cama com molho de Camarão, miminhos de Vitela com corações de batata, um atum em cama de cebola roxa ou um naquinho de carne com amor. Tudo, experiências com Sabor que desafiam a criatividade dos chefs do concelho, que procuram combinações exóticas e atraentes de cores, sabores e aromas, para uma refeição inesquecível a dois.  
Consulte aqui a lista e os pratos dos 23 restaurantes aderentes deste segundo Fins de Semana Gastronómicos dos Enamorados.


Comentários