Samouco sem caixa multibanco depois dos assaltos

Banco assaltado fecha portas e deixa população sem ATM

A agência bancária que foi alvo de um assalto à caixa multibanco no Samouco, concelho de Alcochete, encerrou as portas, anunciou esta semana a junta de freguesia, que procura uma solução para a instalação de um multibanco. A Junta de Freguesia do Samouco garante que tudo irá fazer para "minimizar os efeitos nefastos desta decisão", diz António Almeirim, presidente daquela junta, salientando que vai procurar encontrar uma solução. A autarquia já apresentou alternativas, em diversos edifícios públicos, para que o Crédito Agrícola possa considerar a instalação de uma caixa multibanco, ficando o mesmo de analisar esta situação", explica António Almeirim. 
Assalto destruiu ATM no Samouco, em Dezembro 

Luís Marques, do Conselho de Administração da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Entre Tejo e Sado, acompanhado pelo gerente dos balcões de Samouco e Alcochete, informou o presidente da Junta de Freguesia do Samouco, António Almeirim, que a dependência bancária fechará portas em definitivo na vila samouquense.
De acordo com o autarca, os responsáveis da unidade bancária alegaram como justificação a “falta de lucros e movimento” no balcão do Samouco.
“Até disseram que este balcão apresenta já alguns prejuízos”, acrescentou o autarca, que, no entanto, manifesta-se surpreendido pela “diferente” postura assumida perante os clientes pela Caixa de Crédito Agrícola, entretanto encerrada no Samouco desde o assalto, com recurso a explosão por gás, à caixa multibanco que detinha no exterior das instalações, a 29 de Dezembro do ano passado.
“Os clientes, como eu, receberam em casa uma carta a dizer que enquanto durassem as obras de reabilitação das instalações deveriam deslocar-se aos balcões mais próximos, fora da localidade”, lembra o presidente da Junta, defendendo de seguida: “Ora, subentende-se pelo teor desta mensagem que o objectivo da Caixa Agrícola seria o de voltar a abrir portas após a conclusão das obras. A versão acaba, assim, por não coincidir com o que nos transmitiram”, disse António Almeirim.
O autarca confessa-se “admirado” com a situação e deixa um recado à administração da unidade bancária: “Seria melhor que tivessem coragem e dissessem à população que querem fechar o balcão no Samouco”.

Junta disponibiliza locais públicos para instalação de caixas multibanco 
A verdade é que a população da freguesia está agora privada de acesso a qualquer caixa multibanco. Isto porque uma outra ATM, de uma dependência bancária que existia na vila e havia também fechado portas, fora assaltada anteriormente, pelo mesmo método, sem que tivesse sido reposta. O autarca, ainda assim, procura uma solução que sirva os interesses da vila.  
“Logo no mesmo dia do assalto à ATM da Caixa Agrícola manifestámos disponibilidade à entidade bancária para acolhermos a instalação do serviço em três outros locais à escolha: o próprio edifício da Junta de Freguesia, as instalações onde se encontram os sanitários na Praça da República e o Mercado Municipal”, sublinhou o presidente da Junta. De acordo com António Almeirim, “ficaram de estudar qual seria a opção mais viável e de nos darem uma resposta. Estamos agora a aguardar”.
O autarca diz acreditar que o Samouco irá manter o serviço de ATM. “Acredito que vão manter o multibanco e que o local a escolher será o edifício da Junta de Freguesia”.

Comentários