Pinhal Novo vai ter novo centro de saúde em 2018

Unidade de Saúde Familiar com cofinanciamento aprovado

A candidatura apresentada pela Câmara de Palmela, no âmbito do Portugal 2020, para co-financiamento do projecto e obra de construção da Unidade de Saúde Familiar do Pinhal Novo, lado Sul,  foi aprovada na última semana. A nova unidade de saúde custa mais de um milhão e 250 mil euros e deve entrar em funcionamento em 2018, na rua Manuel Veríssimo da Silva, um dos primeiros médicos da localidade. O novo equipamento vai dar resposta às nove mil e 500 pessoas sem médico de família em Pinhal Novo, Venda do Alcaide e Olhos d´Água. 
A obra foi apresentada em Maio do ano passado 

“Trata-se de uma obra da responsabilidade da Administração Central que o município está a promover, no seguimento do protocolo celebrado com o Ministério da Saúde/Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo”, lembra a autarquia em comunicado.
O projeto tem o valor de 30 mil 750 euros, a obra está estimada em cerca de 1 milhão e 250 mil euros e será executada num terreno cedido pela autarquia, localizado na Rua Manuel Veríssimo da Silva, junto à Quinta do Pinheiro, no lado sul da vila, apresentando uma área de três mil metros quadrados. “Com a execução do projecto e da obra, a cedência do terreno e a apresentação da candidatura, agora aprovada, o município está a potenciar a concretização deste investimento, necessário e há muito reivindicado”, diz a autarquia.
Álvaro Amaro, disse durante a assinatura do contrato com o Governo, no último dia de Maio do ano passado, que o mesmo representa "um grande passo, o corolário de todo o trabalho de magistério de influência e de pressão institucional que o município fez". Desta vez, diz o autarca, "não há retrocesso" e acrescenta que a próxima batalha da autarquia  é "garantir que haja profissionais de saúde, sobretudo médicos, disponíveis para se instalarem na nova unidade de saúde".
A Unidade de Saúde Familiar do Pinhal Novo, de tipo 4, tem “810 metros quadrados de área bruta de construção, está dimensionada para cerca de 15 mil e 200 utentes e albergará 10 gabinetes médicos, três gabinetes de enfermagem, duas salas de tratamentos, áreas de atendimento, instalações de apoio aos utentes e áreas de trabalho e apoio ao funcionamento”, explica o município.

Agência de Notícias com Câmara de Palmela 



Comentários