Enfermaria de contingência ativada no Montijo

Hospital do Montijo abre enfermaria para receber doentes da região de Setúbal 

O Hospital do Montijo abriu uma enfermaria só para receber doentes de outros hospitais da região de Setúbal e Lisboa que têm as urgências sobrelotadas. Trata-se de uma alternativa também encontrada a norte, pelo Hospital de Gaia, neste caso com apoio de um hospital privado. São muitas as unidades do país com dificuldades em dar resposta à enorme afluência aos serviços, por causa do surto de gripe, e algumas até já pediram ao 112 para não enviar doentes urgentes. 
Hospital do Montijo com enfermaria de apoio durante surto de gripe 

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo ativou uma enfermaria de contingência no Hospital do Montijo com o objetivo de receber doentes de outras unidades hospitalares do Serviço Nacional de Saúde.
“O aumento de procura de cuidados de saúde própria do período do ano que atravessamos exige respostas efetivas por parte do Serviço Nacional de Saúde. Neste contexto, o Centro Hospitalar Barreiro Montijo em estreita articulação com a Administração Regional de Saúde Lisboa e Vale do Tejo ativou uma enfermaria de contingência no Hospital do Montijo, com o objetivo de receber doentes de outras unidades hospitalares do Serviço Nacional de Saúde, com alta clínica, referenciados e a aguardar vaga para a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados”, refere o Centro Hospitalar em comunicado enviado à agência Lusa.
O Centro Hospitalar, que integra o Hospital do Barreiro e o Hospital do Montijo, salienta que a iniciativa permite libertar camas, “assistência a doentes agudos e dessa forma dotar as unidades hospitalares de maior capacidade de internamento”.
O presente projeto foi já operacionalizado com a admissão nesta unidade do Montijo de doentes transferidos do Hospital Garcia de Orta, em Almada e decorrem neste momento negociações com o Centro Hospitalar de Setúbal no sentido de poderem ser também recebidos doentes daquela unidade hospitalar”, acrescenta o documento.

Agência de Notícias com Lusa 

Comentários