Art In Town já deixou marca no Barreiro

Da arte de Odeith nasceu Augusto Cabrita num prédio da cidade

Da arte de Odeith nasceu a imagem de Augusto Cabrita. O célebre cineasta e fotógrafo barreirense, que tem, entre os seus muitos reconhecidos trabalhos, a direção de fotografia do filme Belarmino, encontra-se, agora, eternizado num edifício municipal, no Largo Alexandre Herculano, vulgo “Largo das Obras”, onde estão instalados os serviços de Planeamento. Uma pintura de grande formato de Augusto Cabrita é a primeira de várias imagens a surgir em forma de arte pública, numa primeira fase, exclusivamente nas zonas mais antigas do Barreiro.

Projeto de Arte pública está a nascer na cidade do Barreiro  

Sérgio Odeith “é um dos percursores do graffiti” que, depois, “evoluiu para a arte pública”, contextualizou, Ricardo Manso “Tota”, curador de Art In Town - desafio lançado pelo município do Barreiro à ADAO - Associação de Desenvolvimento de Artes e Ofícios.
Odeith, que já esteve no Barreiro em três ocasiões, “representa muitas personagens” da cultura portuguesa, entre as quais, nomeadamente, Amália Rodrigues, Zeca Afonso, Carlos Paredes e Nicolau Breyner. O artista tem trabalhos seus em Portugal e no estrangeiro.
O projeto enfatiza a “relação com a memória da cidade”, explica Ricardo Manso. Vários serão os artistas de renome internacional que deixarão o seu marco em vários edifícios do concelho, estando, já, agendadas, para este ano, as intervenções: do próprio e do artista Gonçalo Mar.
Naturalmente que estas intervenções, no exterior, poderão ser afetadas (alteradas) devido às condições climatéricas.
Para além da pintura de murais, terão lugar diferentes encontros com os artistas convidados na ADAO, onde se realizarão pinturas coletivas permitindo a interação entre os artistas e conversas sobre a importância da arte pública na cidade.
O primeiro "meeting at ADAO" aconteceu no passado sábado com o Odeith. A participação foi gratuita, bastou a cada participante trazer algumas latas de spray e boa disposição.

Desafio do Barreiro à ADAO 

A Câmara do Barreiro lançou o desafio à ADAO para que, em conjunto, desenhassem um projeto que enaltecesse a arte pública na cidade e se manifestasse de forma a envolver a comunidade local, artistas locais e nacionais, com forte incidência nas zonas antigas da cidade. Assim nasceu o Art In Town.
O Art In Town tem como “pano de fundo o património imaterial que se reflete nas pessoas e na história do Barreiro, permitindo, assim, dar a conhecer a memória coletiva através da arte acessível a todos, numa cidade onde abundam, cada vez mais, os fenómenos criativos e culturais", explica a autarquia em comunicado.
A obras nascerão em paralelo com as intervenções, em curso, de requalificação do espaço público. No caso do Largo Alexandre Herculano, em paralelo com as que, agora, decorrem na Urbanização das Cordoarias, com a execução do arruamento de ligação da Praça da Amizade ao Largo das Obras, criação de novas bolsas de estacionamento e áreas pedonais, e arranjo paisagístico/introdução de novos espaços verdes.
Além da vertente artística, procurar-se-á que o Art in Town seja o "catalisador para o desenvolvimento socioeconómico da cidade, associando-se ao potencial fator turístico e cultural da cidade", sublinha a autarquia.
As influências que estas práticas exercem sobre a cidade podem ser, também, "catalisadoras de diálogo e de experiências, empenhadas na reconstrução do tecido social".
Para além destes objetivos, procurar-se-á, também, através da conceção de obras de arte, que, mesmo efémeras, tornar possível a reconstrução de novas infraestruturas e habitação, através da valorização do local.

Agência de Notícias com Câmara do Barreiro 

Comentários