Setúbal está a receber toneladas de lixo italiano

"Nunca uma quantidade tão grande tinha entrado no país" 

Mais de duas mil e quinhentas toneladas de lixo italiano chegaram a Setúbal para serem eliminadas em aterro. Ao todo, Portugal pode vir a receber, ao longo de um ano, 60 mil toneladas. Resíduos enviados da região de Campânia que acumula seis milhões de toneladas de resíduos sem solução de tratamento há vários anos, refere uma reportagem da RTP. A Inspeção Geral do Ambiente diz que só conheceu o caso após a reportagem da estação pública e afirma que “não foi sinalizada pela autoridade competente qualquer situação de risco que se verificasse quanto a estes resíduos em concreto”. Para a Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável, "Portugal deve obviamente estar alerta". Em Itália, o negócio do lixo tem sido alvo de manifestações populares, com a máfia napolitana, a Camorra, a controlar durante anos este circuito. Por essa razão os ambientalistas alegam que se trata de um país de risco.

Lixo italiano está a ser tratado em Setúbal 

Na sexta-feira passada chegou a Setúbal o cargueiro Vento di Tramontana. A bordo trazia  duas mil 736 toneladas de lixo italiano. É o primeiro lote, de um total de 20 mil toneladas que Portugal vai receber do Sul de Itália, ao longo de um ano. Uma situação considerada inédita pelos ambientalistas, diz a RTP.
”Portugal deve obviamente estar alerta”, disse ao canal público de televisão, Francisco Ferreira, presidente da Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável. “As fontes que contactámos disseram-nos que nunca uma quantidade tão grande tinha entrado efectivamente no país”.
Francisco Ferreira diz que “como se trata de uma situação excepcional, e de uma primeira situação, é fundamental que haja um acompanhamento mais detalhado das autoridades portuguesas". O ambientalista defende que "a Inspeção-Geral do Ambiente devia verificar o conteúdo, fazer uma amostragem”.
Em Itália, o negócio do lixo tem sido alvo de manifestações populares, com a máfia napolitana, a Camorra, a controlar durante anos este circuito. Por essa razão os ambientalistas alegam que se trata de um país de risco.
“Não significa despender imenso dinheiro para saber o que é que lá está. É recolher algumas amostras, caracterizá-las e confirmar que efetivamente tudo está bem para reforçar aquilo que as autoridades italianas à partida disseram”, afirmou Francisco Ferreira.
A Inspeção Geral do Ambiente diz que só conheceu o caso após a reportagem da estação pública e à RTP, a mesma identidade, afirma que “não foi sinalizada a esta Inspeção-Geral pela autoridade competente qualquer situação de risco que se verificasse quanto a estes resíduos em concreto”.
A mesma fonte da Inspeção-geral do Ambiente disse à RTP que considera Itália um país de risco, no tratamento de resíduos, e que por essa razão as análises ao lixo deviam ser confirmadas em Portugal.
Já depois deste contacto, A RTP questionou o Ministério do Ambiente que assegura que, entretanto, "os procedimentos de inspeção foram desencadeados pela Inspeção Geral do Ambiente incluindo a recolha de amostra, após abertura e verificação da carga".
O Ministério do Ambiente garante ainda que "o processo se rege por rigorosos princípios e normas estabelecidos por regulamento comunitário e que foi neste enquadramento que o lote dos resíduos em questão obteve prévia autorização por parte da Agência Portuguesa do Ambiente".

Resíduos tratados em Setúbal 
As  duas mil 736 toneladas que já chegaram a Portugal, de um total de 20 mil que estão autorizadas, para já, vão ser tratadas no Centro Integrado de Tratamento de Resíduos Industriais, em Setúbal.
Os responsáveis do Centro, sociedade anónima do Grupo Sapec, responderam à RTP, por email, para dizer que contratam "uma empresa internacional e independente para realizar amostras aleatórias de caracterização dos resíduos que venham a ser recepcionados”. 
Apesar das dúvidas levantadas, este negócio não é ilegal em Portugal, mas é a primeira vez que o país recebe uma quantidade tão grande deste tipo de resíduos, para deposição em aterro.

Agência de Notícias com RTP

Comentários