Palmela quer receber fábrica de carros elétricos da Tesla

Autarquias oferecem terreno para construir a maior fábrica da Europa

A Câmara de Palmela está entre as várias autarquias portuguesas que já manifestaram ao Governo a intenção de poderem vir a acolher a construtora de carros eléctricos Tesla, caso a empresa norte-americana opte por se instalar em Portugal. Segundo o Jornal de Negócios, a empresa já terá reunido com a tutela, tendo na agenda a hipótese de vir a escolher o território português como sede fabril na Europa, situação que aguçou o apetite dos municípios de Palmela, Torres Vedras, Mangualde, Guarda e Viana do Castelo, entre outros. Motivos: o forte investimento que instalação da unidade fabril da marca representará bem como a criação de postos de trabalho que proporcionará.
Tesla anunciou intenção de construir megafabrica na Europa

Torres Vedras foi o primeiro município a manifestar publicamente, através de um comunicado na página da autarquia no Facebook, que o presidente da Câmara, Carlos Bernardes (PS), já transmitiu ao Governo que vê com muitos bons olhos poder vir a receber o investimento no concelho. Mas, Palmela não perdeu tempo a mostrar igual interesse na captação do possível investimento, até porque conta com vários factores atractivos, conforme fez questão de sublinhar Álvaro Amaro, presidente da Câmara de Pamela, em declarações ao Negócios. “Desde logo o nosso posicionamento estratégico na península de Setúbal, a dois passos de Lisboa, com a possibilidade de ligação a grandes eixos de indústria, ao Porto de Setúbal, assim como as ligações ferroviárias existentes para o Norte e Sul de Portugal”, adianta o autarca.
De resto, adianta ainda o Negócios, o concelho onde reside a fábrica da Autoeuropa já se colocou no terreno para apurar de que forma poderá “contribuir para que este investimento se torne possível”, admitiu Álvaro Amaro.
Além de Palmela e Torres Vedras, também os municípios de Viana do Castelo, Guarda e Mangualde já mostraram "muito interesse" para receber a megafábrica norte-americana.
O Jornal de Negócios salienta ainda que “no início de Novembro, o líder da Tesla, Elon Musk, revelou que a companhia estava a planear instalar uma fábrica na Europa e que o país seria escolhido no próximo ano”, ainda que a empresa tenha essa intenção prevista a “longo prazo”.
"Sempre dissemos que faria sentido no longo prazo ter uma fábrica próxima dos mercados principais (Europa e Ásia), a juntar às nossas fábricas nos EUA. No entanto, actualmente não estamos à procura de uma localização", disse o porta-voz da marca.
Só para construir a gigafábrica nos EUA foram investidos 5 mil milhões de dólares para criar 6500 empregos directos e 22 mil indirectos entre os fornecedores.
Mas Portugal não é o único pretendente neste casamento. Na corrida estão Espanha, França, Holanda e alguns Países da Europa de Leste, como avançou o jornal espanhol, Faro de Vigo. O fabricante automóvel e de baterias elétricas deverá decidir em 2017 a localização da fábrica que pretende instalar na Europa.

Comentários