Centro de Saúde de Sesimbra é prioridade para 2017

Governo coloca obra na lista prioritária dos investimentos  

O novo Centro de Saúde de Sesimbra faz parte da lista de 34 novas unidades que vão avançar em 2017, divulgada, no mês passado,  pelo ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes. Num investimento total que ronda um milhão de euros, o equipamento vai ser instalado no edifício da Rua Aníbal Esmeriz, propriedade da Câmara Municipal, que ao abrigo de um contrato-programa o cederá por 50 anos ao Ministério da Saúde. 

Edifício histórico recebe novo centro de Saúde de Sesimbra  

Este espaço, no centro da vila, e a poucos metros das atuais instalações, receberá os serviços administrativos e de atendimento ao público. Os serviços complementares, como as unidades de cuidados continuados e recursos de assistência partilhada, diz a Câmara de Sesimbra, "serão deslocados para o antigo dispensário, na Rua Amélia Frade, que será alvo de obras de reabilitação e ampliação para o efeito". 
A decisão de substituir as atuais instalações surgiu depois de muita insistência da Câmara de Sesimbra na sequência de diversas reuniões e contactos que aconteceram nos últimos anos entre a autarquia e as entidades responsáveis pela saúde. Nestes encontros, "os autarcas de Sesimbra alertaram para a notória incapacidade dos serviços em dar resposta às necessidades da população, em grande parte devido à falta de condições", sublinha a autarquia em comunicado.
No modelo contratualizado, apresentado pela autarquia em 2015 e aceite pelo presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, a Câmara Municipal compromete-se a "desenvolver os projetos e as obras, que serão financiadas pela ARS de Lisboa e Vale do Tejo, com possível recurso a fundos comunitários", explicou a Câmara de Sesimbra.  
No caso do edifício da Rua Aníbal Esmeriz, "o investimento estimado é de 600 mil euros, enquanto para o dispensário o valor das obras ronda os 350 mil euros", realça a Câmara Municipal.
"A instalação do Centro de Saúde na Rua Aníbal Esmeriz é uma forma de valorizar um edifício preponderante na traça urbana da vila de Sesimbra e de manter um dos serviços mais importantes para os cidadãos numa zona central e de fácil acesso", diz ainda a autarquia. 
A reabilitação do edifício do antigo dispensário, em vez da sua demolição, como esteve previsto anteriormente, "contribui para a valorização do património arquitetónico da vila de Sesimbra e para a preservação da sua história e identidade", conclui o comunicado.

Agência de Notícias com Câmara de Sesimbra

Comentários