Concelho de Sesimbra vai ter incubadora de empresas

Antiga escola de Sampaio recebe centro de apoio a empresas

Incentivar o surgimento de novas indústrias criativas e inovadoras e estimular o empreendedorismo no concelho de Sesimbra são os objetivos centrais do Centro de Apoio à Incubação de Empresas de Sesimbra, que vai nascer na antiga escola básica de Santana, propriedade do município, desativada há dois anos, altura em que entrou em funcionamento a Escola Básica de Sampaio.  A entrada em funcionamento está prevista para os primeiros meses de 2017. 
Sesimbra lança incubadora de empresas 

De acordo com a Câmara de Sesimbra, "o Centro será composto por seis gabinetes individuais, uma incubadora criativa, sala de formação com capacidade para 40 formandos, sala de reuniões com capacidade para oito pessoas, cozinha e horta experimental para apoio a formações, recinto destinado a promoção de eventos, estacionamento e zona de lazer exterior com rede wi-fi. O valor dos espaços é bastante reduzido, comparativamente com um espaço comercial ou industrial, o que será um importante incentivo para os empresários.
No centro de apoio a empresas serão disponibilizados três tipos de incubadora: a incubadora física, que consiste num gabinete equipado com secretária, cadeira, móvel, painel de parede e dístico identificador na porta; a incubadora criativa, cuja instalação de equipamentos e decoração do espaço ficará a cargo dos utilizadores; a cozinha, que funcionará num edifício anexo, onde anteriormente se localizava o refeitório da escola, e que estará equipada com bancadas em inox, máquina de lavar loiça e termoacumulador.
Para além disso, o centro de apoio a empresas "disponibiliza uma incubadora de aluguer que poderá ser diário, semanal ou mensal, e que terá um período de ocupação máximo de três meses. As salas de formação e reuniões poderão também ser alugadas por períodos curtos (de uma hora até um dia). Os preços variam consoante o período e se se trata de fim de semana ou semana", diz a Câmara de Sesimbra em comunicado enviado ao ADN.
Estes espaços estarão disponíveis para empresas do concelho formalmente constituídas há menos de dois anos, ou que estejam em processo de constituição legal.
A prioridade, no entanto, é dada a "projetos inovadores, pequenos negócios que estejam a dar os primeiros passos, jovens qualificados e empresas das áreas da inovação, turismo, design, ambiente, arquitetura, tecnologias e artes", refere a autarquia.

Regras do espaço 
Os interessados poderão apresentar candidaturas sempre que existam gabinetes disponíveis. As propostas serão remetidas à Câmara de Sesimbra, entidade gestora, que as avaliará ao abrigo das presentes normas e as submeterá a um júri constituído pelo presidente da autarquia, o diretor do departamento financeiro e um técnico do Gabinete de Economia Local, que analisarão o documento com base numa tabela previamente definida. O proponente passará também por uma entrevista presencial na qual terá oportunidade de apresentar o seu projeto. A avaliação é feita no prazo máximo de 30 dias a contar desta entrevista.
As empresas que forem aprovadas receberão um título de ocupação do espaço, mediante o pagamento do valor indicado na tabela do Centro, e que será atualizada anualmente pela autarquia. A partir desse momento, terão pleno direito a utilizarem, o gabinete que lhes foi atribuído e todos os apoios previstos, como domicílio fiscal e postal, acesso às instalações no horário de funcionamento, acesso à Internet, rede elétrica e sanitários, apoio administrativo e à promoção da empresa nos meios disponibilizados pela autarquia. O centro de apoio a empresas funcionará semanalmente das 9 às 17h30 horas.
Fora deste horário, assim como aos fins de semana e feriados, a entrada pode ser feita através de código de acesso disponibilizado ao empresário.
No edifício do centro de apoio a empresas estarão instalados o Gabinete de Apoio ao Empresário e os Gabinetes de Apoio às Pescas e Ruralidade da Câmara Municipal, serviços que estão diretamente ligados ao apoio aos empresários locais dos vários ramos de atividade.
Neste momento decorrem obras para adaptação dos edifícios e do espaço envolvente a esta função e já está definida a imagem gráfica.
A autarquia apresentou também uma candidatura ao Portugal 2020 que abrange a vertente formativa deste novo serviço. Prevê-se que o equipamento possa começar a funcionar nos primeiros meses de 2017.

Agência de Notícias com Câmara de Sesimbra

Comentários