Americanos destacam vinhos de Palmela

Revista norte-americana coloca os vinhos da região em destaque 

Os vinhos produzidos na Península de Setúbal continuam a conquistar notoriedade e a atenção do público e da comunicação social, um pouco por todo o mundo. A reputada publicação norte-americana The Wine Advocate é um dos exemplos deste interesse crescente, que contribui, diz a Câmara de Palmela, "para o posicionamento da região e para atrair novos mercados". O município de Palmela congratula-se com os sucessos da região e aprovou, de forma unânime, na reunião pública, uma saudação aos produtores destacados, que obtiveram excelentes avaliações de acordo com a revista norte-americana. 

Moscatel de Setúbal é cada vez mais uma referência pelo mundo 

"É inegável o caminho que os vinhos da Península de Setúbal percorreram nas últimas duas décadas, no sentido da afirmação e reconhecimento da sua qualidade, aos níveis nacional e internacional. A par dos muitos prémios e galardões conquistados em certames de renome, onde o sistema de prova cega permitiu que a produção de uma pequena região portuguesa escalasse, rapidamente, a posições de destaque no palco mundial do setor, é, também, de grande importância a atenção que a comunicação social especializada e os fazedores de opinião têm dedicado aos vinhos e às empresas da Península", diz o texto da saudação aprovada pelo executivo de Palmela.
O jornalista de vinhos Mark Squires é uma das vozes mais respeitadas e tem dedicado especial atenção aos vinhos da região, através de uma série de artigos na publicação norte-americana The Wine Advocate, onde se referiu aos Moscatéis de Setúbal como "os melhores vinhos que ainda desconhecemos". No seu mais recente artigo sobre a região, Squires apresenta 51 notas de prova, com excelentes avaliações, relativas a 20 Moscatéis de Setúbal e 31 vinhos da Península de Setúbal e de Palmela, de sete produtores da região – Casa Ermelinda Freitas, Adega de Pegões, Horácio Simões, José Maria da Fonseca, António Saramago Vinhos, Quinta do Piloto e SIVIPA.
Os Moscatéis de Setúbal da Casa Agrícola Horácio Simões - Moscatel Roxo de Setúbal 2003 e Moscatel Roxo de Setúbal Superior Excellente - surgem no topo da lista, com 95 pontos. De seguida, com 94 pontos, surgem o Horácio Simões Moscatel Roxo de Setúbal 1996, o Quinta do Piloto Moscatel de Setúbal Coleção de Família e o Hexagon tinto, 2009, da José Maria da Fonseca. No total, as pontuações situaram-se entre os 95 e os 87 pontos, refletindo uma região consistente e de excecional valor, que o crítico afirma "merecer mais atenção".
Responsável, na The Wine Advocate, pelos vinhos de Portugal, Grécia, Líbano, Israel, Europa de Leste, Peru e Costa Leste dos Estados Unidos, Mark Squires espera que a série de artigos que preparou sobre a Península de Setúbal "ajude a mudar e a potenciar a dinâmica de exportações, nomeadamente, com o mercado norte-americano", sublinha a Câmara de Palmela.
Reunida na Biblioteca Municipal de Palmela a 16 de Novembro, a autarquia saúda os sete produtores destacados pela publicação norte-americana, "congratulando-os pela excelente pontuação obtida e pela exposição mediática internacional que contribuirá para alavancar, ainda mais, a sua atividade e para cimentar a notoriedade da região".

Palmela e os vinhos da região presentes na World Travel Market 2016
Recorde-se que este mês, a convite do Turismo de Portugal, a Rota de Vinhos da Península de Setúbal esteve representada, entre 7 e 9 de Novembro, na World Travel Market 2016, em Londres, uma das mais importantes feiras do setor, a nível mundial.
No stand nacional, que conta com a presença de seis dezenas de empresas, os visitantes tiveram oportunidade de conhecer Palmela e a região, a par dos produtos gastronómicos, nomeadamente, através de provas e degustações dos nossos vinhos.
"Tratou-se de uma oportunidade única de trocar experiências, contactar com as últimas novidades deste setor, promover negócios e afirmar Portugal como destino turístico e gastronómico de qualidade, perante um público especializado de profissionais de turismo de todo o mundo", destacou o Turismo de Portugal.

Agência de Notícias com Câmara de Palmela

Comentários