Almada, Barreiro e Seixal esperam investimentos

Governo abre a porta a investimentos na Baía do Tejo 

Os autarcas de Almada, Barreiro e Seixal reuniram, este mês, com o primeiro-ministro António Costa e os ministros do Mar, Infra-estruturas e Ambiente sobre o avanço de projectos que consideram estruturantes nos antigos terrenos da Lisnave, Quimiparque e Siderurgia Nacional. Investimentos como a Cidade da Água, na Margueira, em Almada, o novo terminal de contentores do Barreiro ou a instalação de novas indústrias no Seixal "dependem ainda de questões administrativas, decisões políticas e resolução de passivos ambientais", escreve o Jornal de Negócios. Carlos Humberto, presidente da Câmara do Barreiro, sublinhou que esta primeira reunião com o primeiro-ministro foi "um bom sinal". 
Almada quer aprovar Cidade da Água em 2017 

De acordo com o Jornal de Negócios, de António Costa, os autarcas do distrito de Setúbal obtiveram garantias do empenho do Governo para concretizar os projectos, promovidos agora sob a marca Lisbon South Bay pela Baía do Tejo, empresa do universo Parpública. 
O Executivo, adiantou Carlos Humberto, considera o projecto "de interesse nacional", entende que "deve ser visto como um todo" e reconhece a sua importância "como dinamizador regional".
Os três autarcas têm reclamado maior celeridade, até por estarem em causa investimentos que, no total, podem ultrapassar os 1,7 mil milhões de euros na região e para os quais já há interessados. As razões para a demora diferem em cada um dos concelhos.

Barreiro quer terminal de contentores 
No Barreiro, Carlos Humberto também espera que sejam dados passos no próximo ano relativamente ao novo terminal de contentores. A ministra do Mar tem feito depender o projecto da conclusão dos estudos que viabilizem a infra-estrutura, assim como da existência de investidores interessados. Neste momento, falta que a Administração do Porto de Lisboa (APL) entregue os estudos à Agência Portuguesa do Ambiente para esta se pronuncie.
Além da Maersk, à autarquia e à APL já chegaram outras manifestações de interesse no projecto, que exigirá um investimento da ordem dos 500 milhões, mas "pode arrastar mais", frisa o autarca. O terminal, que será instalado em terrenos conquistados ao rio, funcionará como investimento âncora para que outras empresas se possam instalar nos 300 hectares de terreno da Baía do Tejo na antiga CUF. "Apenas falta a decisão política suportada no estudo de impacto ambiental", sublinha Carlos Humberto, para quem "no primeiro semestre de 2017 podia ser tomada a decisão".

Cidade da Água nasce em Almada 
No caso de Almada, o projecto Cidade da Água, nos terrenos da antiga Lisnave, está aprovado desde 2009 e representará um investimento da ordem dos 1,2 mil milhões de euros. Três investidores – um americano, um chinês e um britânico – já fizeram mesmo chegar cartas de intenção à Baía do Tejo. No entanto, problemas administrativos, designadamente quanto à titularidade dos terrenos, que está há três anos por resolver, têm atrasado o processo. 
Joaquim Judas, presidente da Câmara de Almada, adiantou ao Jornal de Negócios que já haverá "acordo de princípio para passar para a Baía do Tejo até ao final deste ano". Depois deste passo, faltará apenas definir o modelo e lançar o concurso, o que acredita que acontecerá em 2017.

Seixal quer descontaminação de terrenos 
No Seixal, o grande problema é a descontaminação. Joaquim Santos, presidente da autarquia, diz que são precisos 50 milhões de euros para resolver o passivo ambiental em terra (mais 40 milhões na água). "Já foram executados 13 milhões e em 2017 serão mais seis – faltam 30 milhões", afirma o autarca, sublinhando que "ainda não se chegou a metade do caminho". 
O presidente da Câmara do Seixal revelou ainda que da parte do Ministério do Ambiente "há disponibilidade para avançar com mais candidaturas a fundos europeus" para resolver o problema, em que a comparticipação nacional é de 15 por cento. O autarca garante que há interessados nacionais, na área da logística e indústria, na zona que já está descontaminada.

Agência de Notícias 

Comentários