Quinta do Conde vai ter nova Escola e Jardim de Infância

Sesimbra investe dois milhões numa nova escola na freguesia com mais alunos do concelho  

A freguesia da Quinta do Conde vai ter uma nova escola básica com jardim de infância. A obra será a grande prioridade da Câmara de Sesimbra em 2017. Situada no Conde 2, perto do Parque da Vila, da zona de hipermercados, do Pólo de Leitura e da Estrada Nacional 10, esta escola "representa um investimento de dois milhões de euros, dos quais 50 por cento poderão ser comparticipados por fundos comunitários do programa Portugal 2020", diz a Câmara de Sesimbra em comunicado. A grande particularidade deste projeto é, sem dúvida, o auditório com cerca de 200 lugares que, para além do apoio às atividades escolares, está também preparado para abrir ao público fora do horário normal de aulas. "Este auditório vem, assim, colmatar a ausência de um equipamento preparado para receber e desenvolver atividades culturais na freguesia, em especial música e teatro", realça a autarquia. 
Nova escola estará concluída no próximo ano letivo  

A autarquia está neste momento a concluir o projeto para que as obras se iniciem no início do próximo ano e estejam concluídas na abertura do ano letivo 2018/2019. "A entrada em funcionamento da Escola Básica e Jardim de Infância do Conde 2 vai permitir que grande parte dos alunos que neste momento têm horário duplo no 1.º ciclo passem a ter o designado horário normal, ou seja, que cada sala seja utilizada permanentemente por apenas uma turma, em vez de ser partilhada em momentos distintos por duas turmas", explica a Câmara de Sesimbra.
Para além disso, diz ainda a autarquia, "trata-se de um edifício preparado e equipado para a realidade do ensino atual, onde as novas tecnologias assumem um papel determinante, o que representa uma enorme mais-valia para alunos e professores".
A escola terá seis salas de aula para o primeiro ciclo e duas para o pré-escolar. No exterior existirá um espaço de jogo e recreio e um campo de jogos com balneários que poderá ser utilizado pela comunidade fora do horário escolar.
"Esta é uma forma de rentabilizar os espaços desportivos e de lazer do município. O refeitório terá uma zona de apoio para servir refeições que chegarão à escola em sistema de catering, a partir de uma das cozinhas de confeção local", explica a autarquia.

Auditório com 200 lugares
A grande particularidade deste projeto é, sem dúvida, o auditório com cerca de 200 lugares que, para além do apoio às atividades escolares, está também preparado para abrir ao público fora do horário normal de aulas. "Este auditório vem, assim, colmatar a ausência de um equipamento preparado para receber e desenvolver atividades culturais na freguesia, em especial música e teatro", realça a autarquia. 
O investimento é justificado pelos indicadores da rede educativa, que mostram que 54 por cento da população escolar no concelho de Sesimbra está na Quinta do Conde, onde 19,9 por cento da população integra a faixa etária até aos 14 anos. No último ano letivo, o conjunto da rede pública, solidária e privada do pré-escolar na freguesia registou 610 alunos enquanto no 1.º ciclo esse número foi de 1226.
A nova escola surge na sequência da aposta que a Câmara de Sesimbra tem feito no parque escolar do concelho, e que na freguesia da Quinta do Conde tem como exemplos mais visíveis a construção da Escola Básica e Jardim de Infância do Pinhal do General, em 2009, e do Jardim de Infância do Pinhal do General, em 2011, a ampliação do Jardim de Infância da Quinta do Conde ou da requalificação do espaço exterior e beneficiação do edifício da Escola Básica n.º 2 da Quinta do Conde.
Este melhoramento significativo do Parque Escolar em todo o território é "um dos fatores que tem colocado Sesimbra num patamar bastante elevado no que respeita à educação e a ser, muitas vezes, dado como exemplo a nível nacional. Os projetos que a Câmara Municipal e as escolas têm desenvolvido no campo do ensino reforçam esta posição", conclui o comunicado da autarquia liderada por Augusto Pólvora.


Comentários