Catálogos mostram Festa da Ilustração em Setúbal

Casa da Cultura recebe o melhor da ilustração portuguesa 

O Catálogo Geral da Festa da Ilustração de Setúbal e o Catálogo da Ilustração Portuguesa são lançados no dia 27 de Outubro, às 19 horas, na Casa da Cultura, e em Lisboa no dia seguinte. A Câmara de Setúbal lança os dois catálogos em parceria com o atelier DDLX, com o apoio da Abysmo Editora e da Casa da Imprensa, no âmbito da Festa da Ilustração de Setúbal 2016, que se realizou em Junho.

Festa da Ilustração decorreu em Setúbal em Junho deste ano 

O Catálogo da Ilustração Portuguesa reúne 327 ilustrações de 77 artistas portugueses e contém textos da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, do vereador da Cultura, Pedro Pina, e do editor João Paulo Cotrim, da Abysmo Editora, curador da Festa de Ilustração.
Os desenhos que compõem o catálogo são todos os que foram selecionados ao concurso “Ilustração Portuguesa”, inserido na última edição da Festa da Ilustração, o qual deu origem à exposição com o mesmo nome, patente na Casa da Baía, entre 4 de Junho e 3 de Julho.
“É um catálogo que reúne o que de melhor se faz na ilustração em Portugal”, salienta José Teófilo Duarte, do atelier DDLX.
A coletiva de contemporâneos “Ilustração Portuguesa” inspirou-se na mostra homónima que marcou a agenda cultural portuguesa no final dos anos 90 e procura reunir um conjunto de obras de referência de diferentes áreas da ilustração, desde que aplicadas em meios como imprensa, internet, literatura e exposições.
Teófilo Duarte e João Paulo Cotrim, curadores da Festa da Ilustração de Setúbal, o artista Nuno Saraiva e o diretor de arte e investigador Jorge Silva formaram o júri que selecionou os trabalhos finais expostos na mostra que esteve patente na Casa da Baía e que são agora publicados no Catálogo da Ilustração Portuguesa.
Com o objetivo de marcar para memória futura a Festa da Ilustração de Setúbal, que teve um ano “zero” em 2015 e a primeira edição em 2016, é também lançado, na mesma sessão de dia 27, o Catálogo Geral da Festa da Ilustração de Setúbal.
Esta publicação apresenta trabalhos de todos os ilustradores que participaram na edição de 2016, como Luís Filipe de Abreu, Nuno Saraiva, Luís Afonso e André Carrilho.
As duas obras são colocadas à venda no circuito normal de distribuição nacional após o lançamento, que terá ainda outro momento na Casa da Imprensa, em Lisboa, no dia 28, pelas 19 horas, no âmbito do encerramento naquele espaço da exposição Fónix, de Nuno Saraiva, que também esteve patente na Festa da Ilustração de Setúbal.

Comentários