Alcochete recebeu comunidade educativa

Câmara dá boas vindas à comunidade educativa com passeio no bote Leão

Um passeio a bordo do Bote Leão com um apontamento de fado foi a sugestão da autarquia de Alcochete para assinalar mais um arranque do ano letivo e dar as boas-vindas à comunidade educativa. A receção decorreu com uma cerimónia simbólica que teve início no núcleo de arte sacra, e reuniu pessoal docente e não docente, representantes de associações de pais, parceiros da comunidade educativa e autarcas locais. A vereadora da Educação, Susana Custódio, e a diretora do Agrupamento de Escolas de Alcochete, Maria José Gonçalves, “inauguraram” as suas intervenções com palavras de boas-vindas.
Bote Leão recebeu os professores do concelho de Alcochete 

“Consideramos que os momentos de partilha e convívio entre os vários intervenientes da ação educativa são momentos que devemos promover e, por isso, queremos sempre marcar, nem que seja de uma forma singela, o arranque do ano letivo com uma receção à comunidade educativa”, começou por referir Susana Custódio.
Por sua vez, Maria José Gonçalves, diretora do Agrupamento de Escolas de Alcochete,  partilhou que o trabalho que tem vindo a ser realizado já está a dar frutos: “estamos todos, em conjunto, a tentar que a educação em Alcochete evolua e seja cada vez melhor. Quero relembrar que tivemos em curso o processo de avaliação externa e que já foi reconhecida a evolução do nosso Agrupamento. Registámos melhoria em todos os domínios e isso não se deve a meia dúzia de pessoas, mas sim ao coletivo”, afirmou a diretora, revelando-se igualmente confiante quanto ao trabalho que se avizinha.
“Estamos a conseguir melhorar a qualidade do ensino em Alcochete e esperemos que este trabalho continue e, momentos como este, são sempre importantes e representam um envolvimento importante com a Autarquia, o que é salutar”, referiu Maria José Gonçalves.

Alcochete introduz melhorias na educação 
No mesmo sentido, também a vereadora Susana Custódio salientou que os vários intervenientes da ação educativa, na sua esfera de atuação, podem sempre incrementar melhorias no serviço prestado. Como exemplo, a autarca referiu as ementas escolares que, este ano, apresentam uma novidade nas sobremesas.
“Este ano introduzimos uma outra melhoria, ao nível das sobremesas, nos jardins de infância e nas escolas do 1.º ciclo. Vamos privilegiar a doçaria tradicional local, o que também nos ajudará a trabalhar com as nossas crianças a nossa identidade cultural gastronómica”, disse a responsável pela educação em Alcochete.
Fogaça, bolo de soda e o arroz doce branco são três doces locais que vão, assim, integrar as ementas escolares e que, ontem, foram também apresentados à comunidade educativa no momento de convívio que antecedeu os passeios turísticos no Bote Leão.
Para Susana Custódio, esta é mais uma "melhoria implementada nas escolas do concelho" e que vem enriquecer "outras ações e projetos que têm sido concretizados em diferentes áreas e que têm contribuído para uma melhor ação formativa e educativa".
A autarca recordou que já o ano passado arrancou “O 1.º salto”, um programa de desporto que abrange as cerca de 300 crianças que frequentam o pré-escolar.

 Agência de Notícias

Comentários