Praias Olímpicas destacou Setúbal e chega hoje à Costa

Da Figueirinha para a Costa de Caparica  

A gastronomia, o desporto e o turismo da região estão em destaque no programa televisivo “Praias Olímpicas” da RTP1, com transmissão em direto ao longo do dia  de ontem, a partir da Praia da Figueirinha. O calor aperta logo pela manhã e cada um tenta amenizar como pode. Garrafas de água e secadores para esconder a transpiração na roupa circulam por Jani Gabriel, Valter Carvalho e António Raminhos, apresentadores a quem coube, até às seis da tarde, a condução do programa, que conta com o apoio da Câmara de Setúbal. Esta quinta-feira o programa mais fresco da televisão portuguesa passa pela praia da Costa de Caparica, mais concretamente pela praia do Paraíso e do Tarquínio. 
Praias Olímpicas animaram ontem a praia da Figueirinha 

O vereador da Cultura, Educação, Desporto, Juventude e Inclusão Social da Câmara de Setúbal, Pedro Pina, entrevistado por António Raminhos, que manteve sempre o registo divertido que o público tanto aprecia, salientou que “Setúbal Cidade Europeia do Desporto tem sido um desafio fantástico para a região”, programa desportivo com “cerca de 200 eventos”.
A Volta a Portugal em Bicicleta, com a nona etapa da prova do ciclismo nacional a cruzar a meta em Setúbal, após uma ausência de 42 anos, e as fases finais dos campeonatos nacionais de Futebol de Praia, realizados este fim de semana, foram alguns dos eventos destacados pelo autarca.
Outro dos exemplos foi a FINA Marathon Olympic Games Qualification Tournament 2016, prova de natação em águas abertas realizada em junho em Setúbal, “a única em Portugal de qualificação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro”.
O vereador, que realçou o “importante papel desempenhado pela Cidade Europeia do Desporto no turismo da região”, sublinhou que o programa dinamizado pela Câmara de Setúbal permitiu “dar a conhecer modalidades que nem sempre são faladas”.
Em jeito de exemplo, mencionou o caso do kayak-polo, representado pelo Clube de Canoagem de Setúbal, campeão português por vinte vezes,“informação que nem toda a gente sabia”.

Costa de Caparica recebe esta quinta-feira as Praias Olímpicas

Durante a manhã, duas equipas, constituídas por cinco elementos, competiram numa eliminatória do programa, composta por jogos, semelhantes a algumas provas olímpicas, que testam a capacidade intelectual, a destreza e a resistência.
“Boa sorte, mas não ganhem”, diz, em jeito de brincadeira, uma das concorrentes da equipa vermelha para os elementos da equipa azul.
O objetivo é conseguir o maior número possível de pontos para vencer e, assim, alcançar um lugar na semifinal da semana, com a possibilidade de apuramento para a final, a realizar a 4 de Setembro, o dia da última sessão das “Praias Olímpicas”.
Aproveitando o verão, a RTP1 está a transmitir em direto, de segunda-feira a sábado, o programa Praias Olímpicas 2016, que tem como principal objetivo levar às praias do litoral, numa competição saudável, o espírito dos Jogos Olímpicos, que estiveram a decorrer no Rio de Janeiro.
Esta quinta-feira é a vez da praia do Paraíso/Tarquínio, na Costa de Caparica, receber uma das eliminatórias do Praias Olímpicas.
Na eliminatória da Costa de Caparica, duas equipas de cinco elementos cada vão realizar um determinado número de jogos agrupados em três géneros: intelectual, destreza e resistência, disputados em pleno areal.
A equipa vencedora irá disputar, no sábado seguinte, a semifinal da semana.
António Raminhos e Jani Gabriel formam a dupla de apresentadores na Costa de Caparica.
"A Câmara de Almada aceitou o convite da RTP para colaborar com o programa Praias Olímpicas, com o objetivo de promover e divulgar a Costa de Caparica, enquanto destino turístico durante o verão, mas também ao longo de todo o ano", explica a autarquia de Almada em comunicado.
O objetivo do programa, que começou a ser transmitido a 8 Agosto, é associar, de forma integrada, o ambiente de verão vivido nas praias, os jogos entre equipas, que promovem uma competição saudável, a perícia e a destreza física, com alguma dose de humor.

Comentários