Milhares no arranque da Feira de Sant’Iago em Setúbal

"Esta é a Feira que sempre conhecemos, com muita alegria, música e gente"

A Feira de Sant’Iago 2016 abriu portas a 29 de Julho, com Setúbal Cidade Europeia do Desporto a dar ritmo à maior festa do concelho, a decorrer até 7 de Agosto, com concertos, gastronomia e muitos divertimentos. A noite inaugural da Feira de Sant’Iago 2016 começou em corrida, com os atores do TAS – Teatro Animação de Setúbal Célia David, João Braz, Miguel Assis e David Ventura a partilharem com o público um excerto de “A Maratona”, peça que a companhia setubalense estreou em 1975.
Primeiros dias levaram milhares a Sant'Iago 

Depois, com música, com o Coro do Município Afina Setúbal, dirigido pelo maestro Nuno Batalha, a dar voz a três temas, concretamente “Setúbal”, de Mário Regalado, “Hino da Feira de Sant’Iago”, de Rui Serôdio, e uma obra original inspirada em Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016.
“Este é o espaço no qual, todos os anos, onde quer que aconteça, nos reencontramos, onde celebramos novas e velhas amizades. Esta é a Feira que sempre conhecemos, com muita alegria, música e gente”, sublinhou a presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, no discurso de abertura do certame.
Na Feira de Sant’Iago “está Setúbal na sua plenitude, uma cidade que não recusa os imperativos de transformação urbana e de modernidade”, destacou a autarca. Acrescentou que o certame, instalado há 12 anos no Parque Sant’Iago, “é um reflexo desse labor constante pela cidade”.
Maria das Dores Meira vincou, ainda, que a Feira “é feita de passado, mas também de presente e de futuro”, com qualificação urbana e “procura de investimentos qualificadores, com uma atividade cultural fortíssima e, claro, com o desporto celebrado a propósito do estatuto de Cidade Europeia do Desporto 2016”.
A Feira de Sant’Iago, com mais de quatro séculos de história e que reúne no Parque Sant’Iago feirantes, tendas de artesanato, pavilhões institucionais e dezenas de diversões, dedica o pavilhão da autarquia ao ano desportivo sem precedentes que o concelho está a viver até Dezembro.
O Pavilhão do Município, espaço com 250 metros quadrados e design arrojado e inovador, partilha com os visitantes esperados ao longo dos dez dias de certame a atividade desportiva já realizada no âmbito do programa municipal em curso e dá a conhecer os eventos ainda em agenda.
Neste espaço, que inclui um pódio, muito requisitado nos primeiros dias para alguns instantâneos, é feita uma retrospetiva fotográfica e documental de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016. O investimento realizado em equipamentos desportivos é também realçado nesta área nobre da Feira.
Mesmo ao lado, “Setúbal, Rio Azul, Cidade Verde” está em destaque no stand do Ambiente, espaço no qual é partilhado o esforço na promoção de um município sustentável, nomeadamente através do Plano Municipal de Eficiência Energética e do Pacto de Autarcas, compromisso para a redução da emissão de gases com efeito de estufa.
Também o Turismo tem área própria nesta edição da Feira de Sant’Iago. “Setúbal é Um Mundo. Visit Setúbal” é a marca que leva a oferta turística do concelho e da região além-fronteiras, tanto a nível nacional como internacional, neste caso, em várias feiras e eventos europeus.
Outro motivo de interesse é “Américo Ribeiro em ‘Ah, São!’”, mostra fotográfica e documental dedicada ao 110.º aniversário do nascimento do fotógrafo setubalense, instalada numa zona central do certame, com o ator José Nobre a personificar a individualidade sadina em animações cénicas no local.
As caipirinhas, o moscatel e a ginjinha servem de aperitivo para a zona de divertimentos e exposições do certame, igualmente servido de uma feira do livro. A tradicional Bolacha Piedade, as farturas e o algodão doce acompanham o público a caminho da zona de espetáculos, com atuações musicais todos os dias.
O Palco Setúbal volta a ser o epicentro do programa cultural do certame e recebe concertos para todos os públicos, como foi o caso de Tiago Bettencourt, logo a 29 de Julho, juntamente com Joaquim Gouveia Urban Trio e Loosense, formação classificada em segundo lugar no Concurso de Bandas de Garagem de Setúbal.

O programa 
Música, diversão, comes e bebes estão em permanência nas Festas 
No dia 30, os Deolinda voltaram a Setúbal para um concerto com muita animação e foram cabeça de cartaz do programa de concertos do dia, que incluiu ainda uma atuação da Grande Filarmónica de Setúbal e o espetáculo Feel Your Heart Beat, com vários artistas convidados.
O dia seguinte, 31 de Julho, foi dedicado às famílias, com o espetáculo Vila dos Heróis, com a Heidi, a Abelha Maia, o Mestre André e o Comboio dos Dinossauros, à tarde, a animar miúdos e graúdos. À noite, o palco foi de dois grupos típicos setubalenses, Os Massacotes e Os Alcorrazes.
O programa de espetáculos de Agosto começou ontem com concertos de Mestiço, com Luís Represas e Paulo Flores e de Carolina Deslandes.
Esta noite, o palco é de Miguel Guerreiro e de António Zambujo, espetáculos agendados, respetivamente, para as 21h30 e para as 23 horas.
Átoa, às 21h30, e Carlão, às 23 horas, são destaques no dia 3 no Palco Setúbal, espaço que recebe, a 4, Supernova, às 21h45, e Cais do Sodré Funk Connection, às 23 horas. Já no dia 5, o cartaz musical reserva concertos com o Quarteto de Fado Deolinda de Jesus, às 21h45, e Cuca Roseta, às 23 horas.
No penúltimo dia do certame, a 6, atuam Branco, às 21h45, e Dengaz, às 23 horas. Já no dia 7, além do concerto de encerramento com Marco Paulo, às 23 horas, há novamente um espetáculo dedicado às famílias, às 18h30, com “O Mundo Fabuloso de Bocage”, do Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico.
Já o Palco Bares, instalado na zona das tasquinhas, proporciona espetáculos por artistas locais, sempre das 20 às 21h30. Além de Maria do Céu Ribeiro, Carla Lança, Os Amigos do Xico da Cana e Irmãos Cabanas, o espaço recebe ainda tunas académicas, Jorge Nice, Cantares do Sado, 3 Four Play, O Homem da Lua, Susana Martins e Joana Lança, Flicking Through Bossa Nova e Vasco Fernando.
O programa cultural da Feira de Sant’Iago 2016, dinamizado ao longo dos dez dias do evento, inclui igualmente muita animação de rua pelo recinto, com companhias de teatro sadinas a partilharem com o público várias performances cénicas, em particular inspiradas no desporto.
Além do cartaz musical e das atividades culturais, o programa da feira tem, este ano, uma forte componente desportiva, com iniciativas para todos os gostos e que conferem à festa maior da cidade uma vivacidade suplementar, como galas de boxe e de kickboxing, que se realizaram a 29 e 30 de Julho, na Praça do Mundo.
Esta área, dedicada às coletividades, recebe ainda atividades pontuais, como ioga, chi kung, taekwondo e dança desportiva. Já no Espaço Desporto, instalado no miradouro, há eventos regulares, como um circuito 4x4, jogos tradicionais e matraquilhos humanos, a par de um circuito de prevenção rodoviária e um campo de boccia.
O programa completo da Feira de Sant’Iago de 2016 pode ser consultado no facebook oficial do certame.



Comentários