Treinador de Sesimbra conquista Europeu de Hóquei

Luís Sénica irá receber a Medalha de Honra do Concelho 

O sesimbrense Luís Sénica, selecionador nacional de hóquei em patins, conduziu a equipa portuguesa à vitória no campeonato da Europa 2016, que se realizou em Oliveira de Azeméis. O título, que fugia a Portugal há 18 anos, foi conquistado com uma vitória sobre a Itália por 6-2. Para o selecionador português esta vitória é o resultado da determinação de toda a equipa. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou com o grau de comendador da Ordem do Mérito os elementos da Seleção portuguesa de hóquei em patins, que venceu o campeonato da Europa e a Câmara de Sesimbra vai entregar a Luís Sénica a Medalha de Honra do Concelho no dia 4 de Maio de 2017. O selecionador nacional começou a sua carreira de treinador no Grupo Desportivo de Sesimbra. 
Luís Seneca é campeão europeu de Hóquei em Patins 

Luís Sénica, juntamente com os jogadores e toda a equipa técnica, foi recebido no dia 19 de Julho pelo Presidente da República no Palácio de Belém. Numa nota, publicada na página oficial da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa felicitou, na noite da vitória, a seleção nacional pelo título de campeã europeia da modalidade.
"Orgulhoso, imensamente orgulhoso". Assim estava Luís Sénica depois de conduzir Portugal à conquista do título Europeu de hóquei em patins.
"Temos várias gerações que cruzam este trabalho desde 2004 e era importante, por aquilo que temos feito na formação, pelos títulos que conquistámos, pela hegemonia que se tem criado, era importante ligar à equipa sénior. E esta equipa sénior foi fantástica. Acho que formámos definitivamente uma ponte para o futuro. A partir de agora é o limite", afirmou.
Como reconhecimento por esta vitória, a Câmara de Sesimbra vai entregar a Luís Sénica a Medalha de Honra do Concelho no dia 4 de Maio de 2017. Lembre-se que Luís Sénica já foi agraciado pela autarquia em 1997 e 2001 por feitos relevantes no hóquei em patins.
Luís Sénica, que começou a sua carreira de treinador no Grupo Desportivo de Sesimbra, acredita ainda que "Esta vitória, 18 anos depois, vem colorir e recolocar o hóquei em patins naquele que foi sempre o seu lugar no desporto em Portugal, o coração dos portugueses. O futuro está sustentado, somos campeões da Europa de sub 17 e sub 20 - campeões do mundo, e nos sub 23 vencedores da Taça Latina".

"Somos os melhores da Europa"
Marcelo Rebelo de Sousa condecorou selecionador nacional em Belém
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou com o grau de comendador da Ordem do Mérito os elementos da Seleção portuguesa de hóquei em patins, que venceu o campeonato da Europa, e no seu discurso não poupou elogios a todos os elementos da comitiva.
“O mérito é duplo: porque é difícil ser-se campeão da Europa em qualquer modalidade, mas também porque há 18 anos que não ganhávamos em seniores o Campeonato da Europa. Houve uma realidade espantosa: muitos portugueses descobriram ou redescobriram o hóquei em patins”, sublinhou o Presidente da República, confiante no interesse despertado junto das gerações mais jovens.
"Não há em termos de sucesso nacional e de orgulho dos portugueses modalidades de primeira e de segunda categoria. São todos desportos de primeira, porque somos os melhores da Europa. Tornaram os portugueses mais orgulhosos", proferiu o Presidente da República, sublinhando ter a conquista do título europeu "feito muito bem ao ego nacional!"
Depois da condecoração do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com o grau de comendador da Ordem do Mérito à Seleção portuguesa e atual campeã da Europa, Luís Sénica revelou-se extremamente feliz pelo reconhecimento.
"Estamos gratos. Somos dignos representantes de uma grande determinação e de uma nação que tem uma história longa que, quando lhe é permitida atuar em circunstâncias de igualdade, somos capazes de provar à Europa e ao Mundo que somos fantásticos", comentou o selecionador, confessando já olhar para o Mundial da China, no próximo ano, com outra confiança.
Pela 21.ª vez Portugal sagrou-se campeão europeu de hóquei em patins, ao vencer em Oliveira de Azeméis a Itália por 6-2. A equipa já não conquistava um Europeu há 18 anos, depois do título em Paços de Ferreira. A seleção nacional continua a ser quem mais títulos detêm, agora com 21, contra os 16 da Espanha, terceira classificada na prova.

Agência de Notícias

Comentários