Setúbal saúda conquista dos portugueses no desporto

Seleção de Futebol, Atletismo e Futebol de Praia recebem saudação sadina 

A Câmara  de Setúbal apresentou no dia 13 de Julho, em reunião pública ordinária, uma saudação à seleção nacional de futebol pela vitória no Campeonato da Europa 2016. “Portugal afirmou-se, em França, como grande nação capaz e orgulhosa do que foi, do que é e do que continuará a ser”, salienta o texto da saudação. Setúbal que é, este ano, a Cidade Europeia do Desporto, lembra ainda o feito da  seleção nacional de futebol de praia pelas recentes conquistas da Taça da Europa e do do primeiro lugar do ranking mundial. A Selecção de Futebol de Praia é treinada pelo setubalense Mário Narciso. A autarquia aprovou ainda um voto de louvor pelas cinco medalhas conquistadas pela seleção nacional de atletismo no Campeonato da Europa da modalidade, na Holanda, no passado fim-de-semana.  
Campeões europeus foram saudados por Câmara de Setúbal 

No entender da Câmara sadina, os jogadores portugueses, o selecionador nacional e restante equipa técnica e de apoio “provaram, uma vez mais, que, tanto no futebol como na vida, o mérito nasce, em primeiro lugar, das capacidades construídas coletivamente”.
O documento sublinha ainda que o futebol “por muito que nos pareça dividir, une-nos, afinal, na comunhão das emoções fortes e no desejo de ser sempre melhor, de ser mais rápidos, mais altos, mais fortes. Não há união mais forte do que essa. Não há melhor sentimento do que esse”.
Esse é o sentimento que a autarquia agradece à seleção nacional de futebol, além do agradecimento pela “alegria da Vitória e o prazer de, nestes valentes homens, reconhecermos a grande nação que somos”.
Nesta saudação, são ainda destacados os futebolistas Eduardo, João Mário, Ricardo Carvalho e José Fonte, que já representaram as cores do Vitória de Setúbal, e Carlos Martinho, enfermeiro no Hospital de Setúbal, destacado na Federação Portuguesa de Futebol desde 1988 e que, embora não tendo nascido em Setúbal, aqui reside desde 1978.

Saudação para o futebol de praia

A Câmara de Setúbal apresentou ainda, na mesma reunião, uma saudação à seleção nacional de futebol de praia e ao treinador sadino Mário Narciso pelas recentes conquistas da Taça da Europa e do do primeiro lugar do ranking mundial.
“A seleção nacional de futebol de praia, comandada pelo setubalense Mário Narciso, voltou uma vez mais a elevar a bandeira portuguesa ao mais alto nível vencendo a Taça da Europa e alcançando assim o primeiro lugar do ranking mundial pela primeira vez”, destaca a saudação.
O documento realça que “Portugal alcançou um feito histórico ao ascender à liderança do ranking de futebol de praia da Beach Soccer Worldwide pela primeira vez”, relegando a Rússia, que liderava a tabela criada por aquela entidade internacional desde 2012, para o segundo lugar.
A saudação destaca a importância do técnico setubalense no percurso de glória do futebol de praia português. “Desde que assumiu o comando da seleção nacional de futebol de praia que Mário Narciso tem conquistado vários troféus, tendo levado Portugal aos mais altos padrões de competitividade e de reconhecimento internacional”.
A Câmara de Setúbal “saúda a seleção nacional pelos feitos conquistados uma vez mais e endereça um voto de parabéns a Mário Narciso por continuar a elevar não só o nome de Portugal como o da cidade de Setúbal”.
Conquistas portuguesas exaltadas
As conquistas no europeu de atletismo também foram lembradas 
Um voto de louvor pelas conquistas obtidas pelo desporto português, no futebol e no atletismo, na última semana, foi aprovado quarta-feira, em reunião pública de câmara.
O documento, apresentado pela bancada do Partido Socialista, salienta que a seleção nacional de futebol foi responsável por um “feito inédito na história do desporto português”, ao conquistar, pela primeira vez, um título numa competição de futebol entre países, ao sagrar-se campeão da Europa.
“A proeza assume ainda maior relevo pelo facto de ter sido a seleção nacional portuguesa aquela que teve mais jogadores (quatro) a integrarem o onze ideal do Campeonato da Europa, tendo ainda sido eleito o melhor jogador jovem, o melhor defesa lateral e o melhor guarda-redes do Euro 2016, e tendo dois golos dos seus jogadores no top 5 dos melhores golos da competição”.
O voto de louvor vinca ainda que este título “premeia e reconhece também o mérito e o trabalho da Federação Portuguesa de Futebol” na consolidação do futebol português “como um dos melhores do mundo”.
Numa semana de ouro para o desporto nacional, são, igualmente, destacadas as medalhas conquistadas no atletismo por Sara Moreira, medalha de ouro e campeã europeia, e Jéssica Augusto, medalha de bronze.
As atletas portuguesas, além do sucesso individual, conseguiram, com o resultado conjunto, que Portugal se sagrasse ainda Campeão da Europa da Meia-Maratona, por equipas.
O resultado de Patrícia Mamona, que se sagrou campeã europeia de Triplo Salto, também é motivo de louvor, assim como a medalha de prata conquistada por Ana Dulce Félix, que se sagrou, assim, vice-campeã europeia dos 10 mil metros.
A terminar, o texto do voto de louvor lembra a medalha de bronze conquistada pelo atleta Tsanko Arnaudov, no lançamento do peso.
“As cinco medalhas conquistadas pela seleção nacional de atletismo representam não só esforço, a entrega e a superação pessoais, como são a prova da excelência e do ecletismo dos atletas portugueses nas múltiplas provas da modalidade. Além do mais são também sinónimo do mérito e do trabalho da Federação Portuguesa de Atletismo na promoção e na aposta no sucesso da modalidade”.
A Câmara  de Setúbal considera, assim, que o dia 10 de Julho de 2016 ficará “para sempre eternizado e inscrito na história do país como um indelével dia de glória e de magnificência desportivas”, juntando-se a outros sucessos desportivos já alcançados nas mais diversas modalidades desportivas.

Comentários