Sesimbra assegura a limpeza do areal do Ribeiro de Cavalo

Falta de civismo continua a inundar uma das mais belas praias da região 

A Câmara de Sesimbra está a assegurar a limpeza do areal na praia do Ribeiro de Cavalo durante o verão, e a proceder à recolha de lixo por via marítima, como forma de contribuir para o equilíbrio ambiental de uma das mais belas e sensíveis zonas da costa de Sesimbra e da região da Arrábida. O processo, diz a autarquia, "é feito duas vezes por semana, à segunda e à sexta, por uma empresa externa e pelos serviços municipais. A opção pela via marítima "deve-se ao facto de o acesso terrestre ser sinuoso, o que tornava o transporte muito difícil", explica a Câmara de Sesimbra. Esta medida só é "necessária visto que muitos dos frequentadores da praia continuam a abandonar o lixo no areal, apesar das placas informativas que apelam ao civismo e às boas práticas ambientais", sublinha a autarquia. 
Pessoas continuam a deixar lixo numa das mais bonitas praias do país 


Note-se que o Ribeiro de Cavalo não é uma zona balnear, nem está sob responsabilidade da Câmara Municipal (A Praia do Ribeiro de Cavalo integra o Parque Natural da Arrábida e é gerida pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, em termos ambientais e pela Agência Portuguesa de Ambiente no que respeita ao domínio marítimo). De qualquer forma, "a autarquia decidiu avançar para esta ação para preservar um dos ex-libris do concelho", esclarece o comunicado da autarquia.
Esta não é a primeira medida que a autarquia toma para a preservação do Ribeiro de Cavalo. Recorde-se que em 2015, a Câmara de Sesimbra já tinha colocado no local placas informativas a alertar para questões relativas à segurança da praia e a apelar ao civismo de quem visita aquele espaço.
A autarquia tem também apoiado a Agência Portuguesa de Ambiente na identificação de arribas instáveis e na colocação de placas que informam sobre risco dessas mesmas arribas. Para além disso, a Câmara de Sesimbra colabora frequentemente com várias campanhas de recolha de limpeza desta praia, organizadas pela Liga Para a Proteção da Natureza e associações locais.

Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em 

Comentários