Polvo "à prova" nas Tasquinhas de Sines

16 tasquinhas animam a baía da Praia Vasco da Gama até 7 de Agosto 

O polvo vai estar "à prova", a partir de sábado, nas Tasquinhas de Sines, no distrito de Setúbal, que vão animar durante três semanas a baía da praia Vasco da Gama com música, petiscos e gastronomia regional. O principal ingrediente escolhido para o habitual Concurso de Melhor Prato é o polvo, depois de em anos anteriores as "estrelas" do certame terem sido a sardinha e a cavala, numa iniciativa que pretende promover os produtos da região.
Tasquinhas de Sines abrem este sábado junto à baía 

"O grande objetivo é mostrar àqueles que nos visitam a variedade de produtos de qualidade que temos no concelho", explicou à agência Lusa o presidente do município, Nuno Mascarenhas.
Polvo no forno com batata doce, polvo à lagareiro, polvo in pizza, arroz de polvo, feijoada de polvo e polvo à Chico do Porto são alguns dos pratos candidatos ao prémio de Melhor Prato das Tasquinhas de Sines, que é selecionado por um júri composto por cozinheiros e representantes do Porto de Sines e da Associação de Armadores local.
Mas, há mais na ementa para degustar na esplanada com vista para o mar, como choco frito, caldeirada de raia, pata-roxa de molho, migas alentejanas, sopa de cação, pataniscas, sardinhas, mexilhão assado, percebes, cavalinhas em conserva, sardinhas em vinagre, carapaus de escabeche e ainda grelhada mista, cachupa e, entre outros sabores, moamba de galinha.
As 16 tasquinhas, montadas pelo município para o evento, são exploradas maioritariamente por associações do concelho, sendo uma forma de a autarquia facilitar a angariação de fundos por estas coletividades de caráter social, desportivo, cultural ou político.
A par da gastronomia, há espetáculos ao vivo, diariamente a partir das 22 horas, com diferentes estilos musicais, que passam pela música tradicional, popular e ligeira. Sangre Iberico é a primeira banda a subir ao palco, no sábado.
Pela primeira vez, os finais de tarde também vão ter banda sonora com sessões "sunset" agendadas, a partir das 18h30, nos dias 20 e 21 deste mês e entre 4 e 7 de Agosto, com o DJ B-Art.
O programa de espetáculos é interrompido entre os dias 27 e 30 deste mês, durante o Festival Músicas do Mundo de Sines, que leva concertos também à avenida Vasco da Gama, onde estão instaladas as tasquinhas.
Conheça aqui os pratos e o programa das Tasquinhas de Sines 2016.



Comentários