Ministro da Educação visitou Escola Profissional da Moita

Portugal não pode ter um terço dos jovens "sem estudar nem trabalhar"

Em visita à Escola Técnica Profissional da Moita e à IPSS Colégio Corte Real, o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, inaugurou o restaurante de aplicação “A Oficina” num almoço de degustação confecionado e servido pelos jovens alunos do Curso Técnico de Restauração, vertentes Cozinha-Pastelaria e Restaurante-Bar, e, num discurso dirigido a toda a equipa pedagógica, afirmou que se encontrava “na capital do Ensino Profissional!”. De acordo com o ministro,"é necessário apostar na formação e qualificação dos portugueses", referindo que Portugal não pode ter um terço dos jovens "que não estuda nem está a trabalhar".
Ministro da  Educação em visita ao concelho da Moita 

"Temos que recuperar o tempo perdido com políticas de formação. Não queremos estar neste ranking em que um terço dos jovens não estuda nem trabalha, não podemos conceber esta situação", disse, durante Jornadas Pedagógicas Nacionais "Formação ao Longo da Vida é Garantia de Qualidade", que decorrem na Escola Técnica Profissional, na Moita.
O ministro referiu que a formação e a educação promovem e são os principais sustentos do desenvolvimento económico.
"O crescimento futuro depende do capital humano. Quem não tem petróleo, o seu petróleo são as pessoas e Portugal tem que conceber políticas eficazes em matéria de competências, para fornecer ao mercado profissionais competentes", afirmou.
O ministro da Educação defendeu que o poder político deve investir na educação e que uma qualificação baixa "inibe o crescimento".
"Ainda temos 55 por cento da população que não completou o ensino secundário e cerca de 45 por cento não domina as novas competências digitais", referiu o governante.
Tiago Brandão Rodrigues afirmou  ainda que o ensino profissional já não é visto como "uma segunda liga" no ensino, defendendo a sua importância.
"Ensinar uma profissão é tão importante como um outro percurso escolar. Apesar de difícil, conseguimos desbloquear os processos das escolas profissionais ainda antes do arranque do próximo ano letivo", sublinhou o ministro que deixou palavras de incentivo à Escola Técnica Profissional da Moita. 
Tiago Brandão Rodrigues visitou ainda as instalações da cooperativa de solidariedade social – Colégio Corte Real e da Escola Técnica Profissional da Moita, passando pela Biblioteca Professor Carvalho Rodrigues, Unidade Pedagógica de Saúde, entre outros. 
O ministro da Educação inaugurou o restaurante de aplicação “A Oficina” descerrando a placa juntamente com o presidente da Câmara  da Moita, Rui Garcia, e o presidente do Conselho Diretivo da Escola Técnica Profissional da Moita, Alexandre Oliveira.
"Esta escola e a sua equipa, ao longo de dez anos de existência, sente orgulho de se constituir um modelo na evolução do ensino profissional, contando com o apoio das entidades parceiras e parceiros institucionais", realçou Alexandre Oliveira.

Agência de Notícias

Comentários