Mercado Livramento festeja 140 anos em Setúbal

Jornalista do USA Today marca presença no aniversário do mercado 

O Mercado do Livramento, em Setúbal, celebra o 140.º aniversário no dia 13 de Julho, à noite, com um jantar e música, e com a presença de uma convidada especial. O programa comemorativo abre com o jantar “Caldeirada no Mercado”, às 19 horas, organizado conjuntamente pela Câmara Municipal de Setúbal, pelos operadores do mercado e pelas associações de pescadores, com o apoio da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa.
Mercado do Livramento comemora 140 anos este mês

A “Caldeirada no Mercado” conta com a presença especial de Marla Cimini, jornalista e especialista em gastronomia e vinhos, que destacou, em Junho de 2015, numa nota redigida para o USA Today, o Mercado do Livramento numa lista de elite das praças de peixe mais famosas do planeta.
Recordando o artigo do periódico sobre a praça setubalense, a jornalista Marla Cimini destaca, além da qualidade do peixe, a arquitetura do edifício, decorado com perto de seis mil azulejos, nos quais estão representadas diferentes atividades relacionadas com a pesca e a agricultura.
O momento da caldeirada, prato tradicional setubalense, confecionado unicamente com produtos frescos do Mercado do Livramento, é uma iniciativa que dá continuidade à estratégia municipal de conferir mais visibilidade à praça setubalense.
A noite do 140.º aniversário conta também com as presenças da presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, acompanhada do executivo municipal, assim como de representantes da embaixada dos Estados Unidos e de instituições com atividade no concelho. O programa culmina com uma atuação dos “Alcorrazes”.

12 mil pessoas por dia visitam mercado 
É mais conhecido no país pelas bancas de peixe - fresco e muito variado, todos os dias. Aí se vêm abastecer alguns dos melhores restaurantes de Setúbal, Lisboa, Almada e Cascais e muitos conhecedores locais. Dizem os que o frequentam que há espécies de peixe que só podem ser encontradas aí. Mas a notoriedade nacional tornou-se mundial depois de os críticos gastronómicos do jornal americano USA Today, terem incluído o Mercado do Livramento, em Setúbal, entre os melhores do mundo, lado a lado com o de Tóquio, no Japão, ou o de Brooklyn, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
O edifício centenário - completa 140 anos no dia 31 de Julho - é hoje frequentado por "fregueses" e por turistas. Citado nos guias, é já rota de paragem de muitas camionetas de turistas, que chegam para admirar não só a diversidade do pescado e dos produtos hortícolas ("aqui pode encontrar-se tudo"), mas também ervas aromáticas e produtos regionais da região de Setúbal: desde vinho a mel, todos os tipos de pão e até algum artesanato.
Ao todo, são mais de 300 operadores a trabalhar, ainda antes do nascer do sol, no mercado. Dados da autarquia sadina apontam para que cerca de 12 mil pessoas por semana visitem o espaço. Chegam, acima de tudo, para admirar e fotografar o painel de azulejos novecentista, com mais de cinco mil peças, restaurado recentemente.
Aliás, todo o mercado foi alvo de "obras de restruturação e requalificação, que não alteraram em nada a traça original, e dotaram o espaço de condições modernas e adequadas", explica Carla Guerreiro, vereadora das atividades económicas da Câmara de Setúbal.
O primeiro edifício do Mercado do Livramento, inaugurado em 1876, foi substituído por outra construção, em 1930, com o traçado que se conhece hoje.

Comentários