Festival de Músicas do Mundo com 47 espetáculos em Sines

Lisboa marcou o arranque das músicas do mundo 

A Fundação Inatel e o Festival Músicas do Mundo deram início a uma parceria para a divulgação musical que articula tradição e modernidade. A Gala de Apresentação do Ciclo Mundos realizou-se na Academia da Fundação Inatel, no Parque de Jogos 1º de Maio com António Chainho, Sebastião Antunes e o Grupo Coral de Beja. Para a Câmara de Sines, esta parceria com uma das instituições portuguesas com mais pergaminhos nas áreas da cultura, do desporto e dos tempos livres, significa um reforço da marca do Festival Músicas do Mundo junto de novos públicos e um apoio à realização do evento em Sines, de 22 a 30 de Julho. 

A  chilena Ana Tijoux  inaugurou o ciclo mundos em Lisboa 


Para o INATEL, esta iniciativa "reflete e representa os valores e objetivos pelos quais se pauta a atividade da fundação, no âmbito da salvaguarda e divulgação do património cultural imaterial, reafirmando nesta e noutras iniciativas o seu respeito pela tradição cultural popular portuguesa e internacional".
Para a Câmara de Sines, esta parceria com uma das instituições portuguesas com mais pergaminhos nas áreas da cultura, do desporto e dos tempos livres, significa "um reforço da marca do Festival Músicas do Mundo junto de novos públicos e um apoio à realização do evento em Sines".
Um concerto dos dinamarqueses Den Sorte Skole e da chilena Ana Tijoux inaugurou, no Teatro da Trindade, em Lisboa, o Ciclo Mundos, uma parceria que a Fundação Inatel estabeleceu com o FMM Sines – Festival Músicas do Mundo e que promete trazer à capital mais dois concertos ao longo deste mês.
No dia 15, o mesmo Trindade recebe o norte-americano James ‘Blood’ Ulmer, grande nome do jazz e do blues, e, a 21, a etíope de pais israelitas Ester Rada, que é também conhecida como atriz de cinema e TV. Segundo Francisco Madelino, presidente da Fundação Inatel, esta extensão do FMM surge "na sequência de outras parcerias com a Câmara de Sines e vai custar cerca de 50 mil euros". Valor que espera reaver através da venda de bilhetes e da ajuda de patrocinadores.
"Para que os concertos se pagassem bastava vender 80 por cento da lotação do Trindade, que é de quase 500 lugares", diz Francisco Madelino, acrescentando que o Ciclo Mundos "não é um festival". "Não queremos, nem podemos, concorrer com o FMM, que é um acontecimento mundial, mas queremos trazer a Lisboa grandes artistas que passam por Sines e Porto Covo", conclui. 
Em Lisboa, o Ciclo Mundos ficará completo em Agosto e Setembro, com as prestações de Canzoniere Grecanico Salentino, Jambinai, Ballaké Sissoko & Vincent Ségal, Kayhan Kalhor & Toumani Diabaté, e Metá

47 espetáculos em Porto Covo e Sines
As ucranianas Dakh Daugherts marcam presença em Sines
O Festival de Músicas do Mundo (FMM) venceu, no ano passado, o Prémio de Melhor Alinhamento Artístico dos Iberian Festival Awards 2015, propondo este ano "um programa que cruza oceanos, atravessa continentes e derruba fronteiras estéticas", afirma a organização.
A música começa em Porto Covo, no dia 22 de Julho, com os portugueses Segue-se à Capela, Juana Molina (Argentina) e os brasileiros Graveola e segue até dia 30 num alinamento que oferece 47 espetáculos.
O festival acontece em Porto Covo até 24 de Julho com concertos de Karyna Gomes (Guiné-Bissau), Bamba Wassoulou Groove (Mali), Bnegão & Seletores de Frequência (Brasil), Junnifer Solidade & Carlos Martins (Cabo Verde e Portugal), os britânicos The Unthanks e a Wesli Band (Haiti e Canadá).
Nos dias 25 e 26, o festival acontece no Centro de Artes e no largo Poeta Bocage, em Sines, com o canário Germán López (Espanha), pelo trio de improvisação norueguês 1982, o DJ sul-africano Mo Laudi, "que tem ajudado a divulgar o 'afro-house' nas pistas de dança do mundo", e ainda Vardan Hovanissian & Emre Gültekin (Arménia e Turquia), Alaverdi (Geórgia) e Alibombo (Colômbia).
De 27 a 30 de Julho, "o festival atinge o pico da sua intensidade com espetáculos no castelo medieval e no palco montado no passeio marítimo junto à praia Vasco da Gama", com atuações, entre outros, de Pat Thomas, que se fará acompanhar pela Kwashibu Area Band, e a seleção nacional composta por Criatura, Retimbrar, Sebastião Antunes & Quadrilha, e os "músicos a solo com veia experimental", Norberto Lobo e Filho da Mãe.
Desta seleção fazem ainda parte os Jibóia e a jigsaw & The Great Moonshiners Band, "a 'tribal dance' dos OliveTreeDance e os blues de Hearts and Bones".
Em Sines estarão igualmente Trad.Attack (Estónia), as Dakh Daugherts (Ucrânia), Moh! Kouyaté (Guiné-Conacri), Mbongwana Star (República Democrática do Congo), e os Nine Treasures (Mongólia e China).
O cartaz de Sines inclui também Danyèl Waro, da ilha francesa da Reunião, Noura Mint Seymali, em substituição da cantora maliana Khaira Arby, que cancelou a sua atuação devido ao falecimento do marido, os brasileiros Bixiga 70, os britânicos The Comet is Coming e o DJ angolano Satelite.
No dia 29 atuam nos diferentes palcos Bitori (Cabo Verde), Los Pirañas (Colômbia), David murray Infinity Qiarte, com Saul Willians (EUA), Imeda Alibi (Tunísia e França) e Konono n.º 1 meets Batida, que junta músicos congoleses, portugueses e britânicos.
Atuam ainda Fumaça Preta, coletivo do qual fazem parte músicos portugueses, venezuelanos e britânicos, os egípcios Islan Chipsy & E.E.K.
Finalmente, no último dia, entre outros, tocam o cantor-compositor libanês radicado em França Bachar Mar-Khalifé, o britânico Billy Bragg, o "rocker" argelino Mehdi Haddab, que regressa a Sines com a sua banda Speed Caravan, "desta vez com um fundo de ritmos senegaleses", o ganês Pat Thomas, que se fará acompanhar pela Kwashibu Area Band, o angolano Paulo Flores, e os colombianos Systema Solar.
Todos os concertos em Porto Covo, no palco da Avenida Vasco da Gama (ou da Praia), no Largo Poeta Bocage e noutros espaços públicos são de entrada livre, tal como os concertos das 19 horas  no Castelo. Os bilhetes variam entre os 5 euros e os 50 euros (passe de 4 dias).


Comentários